Playbook de vendas é um documento preparado para servir como um verdadeiro guia de vendas para todos os setores de uma empresa, não apenas para o vendedor.
O estratégico montado num playbook de vendas beneficia o dia a dia de qualquer negócio ou organização baseado em todo conhecimento para o processo de vendas.
Investir em treinamento para uma equipe de vendas que tem potencial de crescer é totalmente vantajoso para a empresa que quer se dar bem e se destacar no mercado. Continue a leitura para saber mais sobre ele!
Conceito do Playbook de vendas
O playbook de vendas é um documento elaborado e pensado para quem almeja passos largos no mundo dos negócios.
Ele é um guia estratégico que sistematiza os pilares de vendas de uma empresa, alinhando os processos de produção a todos setores que interagem com vendas.
No documento, deverá conter toda definição do modelo de gestão com KPI’s, materiais de apoio, ferramentas, rituais e suas ferramentas para capacitação das pessoas envolvidas.
Qual a necessidade de fazer um playbook de vendas para minha empresa?
Apesar do termo ser relativamente novo no mercado, a prática de montar regras para o funcionamento dos setores que se alinham com as vendas de uma empresa já existe há muito tempo, e era chamado de Método de Vendas.
A necessidade de ter um método de vendas, ou, Playbook de vendas é essencial para que haja rotina nos processos, sistematização, regras e alinhamento claro, aumento à produtividade e lucratividade da empresa.
O que não pode faltar na elaboração do Playbook de vendas
- Jornada de compra do cliente;
- Análise e diagnóstico da empresa;
- Especificação dos produtos;
- Descrição da rotina de gestão e do processo de vendas;
- Templates e modelos a serem seguidos;
- Objetivos a serem alcançados estabelecidos a partir de projeções e expectativas;
- Principais indicadores de desempenho;
- Responsabilidades e funções da equipe de vendas;
- Ferramentas que serão utilizadas para otimizar o processo.
Ressaltamos que o conteúdo deste documento varia de empresa para empresa, afinal, cada uma é individual. O Playbook de vendas deve ser planejado conforme particularidades de cada instituição e seus processos comerciais.
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