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Playbook de vendas é um documento preparado para servir como um verdadeiro guia de vendas para todos os setores de uma empresa, não apenas para o vendedor.

O estratégico montado num playbook de vendas beneficia o dia a dia de qualquer negócio ou organização baseado em todo conhecimento para o processo de vendas.

Investir em treinamento para uma equipe de vendas que tem potencial de crescer é totalmente vantajoso para a empresa que quer se dar bem e se destacar no mercado. Continue a leitura para saber mais sobre ele!

Conceito do Playbook de vendas

O playbook de vendas é um documento elaborado e pensado para quem almeja passos largos no mundo dos negócios.

Ele é um guia estratégico que sistematiza os pilares de vendas de uma empresa, alinhando os processos de produção a todos setores que interagem com vendas.

No documento, deverá conter toda definição do modelo de gestão com KPI’s, materiais de apoio, ferramentas, rituais e suas ferramentas para capacitação das pessoas envolvidas.

Qual a necessidade de fazer um playbook de vendas para minha empresa?

Apesar do termo ser relativamente novo no mercado, a prática de montar regras para o funcionamento dos setores que se alinham com as vendas de uma empresa já existe há muito tempo, e era chamado de Método de Vendas.

A necessidade de ter um método de vendas, ou, Playbook de vendas é essencial para que haja rotina nos processos, sistematização, regras e alinhamento claro, aumento à produtividade e lucratividade da empresa.

O que não pode faltar na elaboração do Playbook de vendas

  • Jornada de compra do cliente;
  • Análise e diagnóstico da empresa;
  • Especificação dos produtos;
  • Descrição da rotina de gestão e do processo de vendas;
  • Templates e modelos a serem seguidos;
  • Objetivos a serem alcançados estabelecidos a partir de projeções e expectativas;
  • Principais indicadores de desempenho;
  • Responsabilidades e funções da equipe de vendas;
  • Ferramentas que serão utilizadas para otimizar o processo.

Ressaltamos que o conteúdo deste documento varia de empresa para empresa, afinal, cada uma é individual. O Playbook de vendas deve ser planejado conforme particularidades de cada instituição e seus processos comerciais.

Precisando de ajuda para vender mais e bater as metas? Fale com a gente! Entre em contato!