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10 tendências sobre o futuro da prospecção de clientes com IA

Tempo de leitura: 5 min.

A IA (Inteligência Artificial) chegou para ficar e ela também pode ser usada na prospecção de clientes. Na verdade, ela pode ajudar tanto de forma direta quanto de forma indireta e de diversas maneiras.

Provavelmente, você deve estar pensando nos chatbots de atendimento, afinal de contas, é o exemplo mais comum quando se trata de prospectar clientes, mas há vários outros exemplos de como a IA pode ajudar: integração de dados em tempo real, automação de processos, feedback contínuo e assim por diante.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto e dar ótimas ideias de como conquistar mais clientes usando a IA, a Prospecta Nerus fez este conteúdo para ajudar você e sua equipe nessa importante empreitada. Acompanhe.

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Como investir na prospecção de clientes usando IA?

1. Automação de processos

Os processos costumam ser algo repetitivo e simples, portanto, ao usar pessoas para fazê-lo, costuma ser um custo intelectual desnecessário. Você terá pessoas ocupadas com tarefas básicas, enquanto há coisas importantes a serem feitas que estão paradas ou andando lentamente.

Com o uso da IA será possível, por exemplo, identificar leads qualificados com maior rapidez e assim, aumentar as chances de aproveitar grandes oportunidades e fechar bons negócios.

2. Aprendizado de máquina

Com a IA, você pode criar algoritmos que são capazes de analisar o comportamento dos seus clientes. Por exemplo, é possível ter uma boa ideia sobre histórico de compras e preferências. 

Dessa forma, a equipe de marketing e de vendas será capaz de direcionar melhor a estratégia, aumentando assim as chances de conquistar mais clientes.

3. Feedback contínuo

Uma das coisas mais importantes para ter sucesso na prospecção de clientes é entender que atualizar as informações, continuamente, é necessário.

O comportamento do consumidor vem mudando com o passar do tempo e, portanto,essas preferências precisam ser atualizadas continuamente. As necessidades do consumidor mudam e o negócio precisa acompanhar isso.

4. Antecipação de necessidades

Outra ótima forma que a IA pode ajudar a sua empresa é antecipando as necessidades dos clientes. As chances de fechar negócios são ainda maiores.

Tem uma frase de Steve Jobs que retrata bem isso: “as pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”. 

Muitas vezes, o consumidor não faz ideia de que tem um problema ou ele sabe que tem, mas não faz ideia de como resolvê-lo. Se o seu negócio for capaz de dar a ele essa solução, provavelmente, você ganhará um cliente para toda a vida.

Veja também: Supere os obstáculos mais comuns na prospecção B2B

5. Determinação de ICP

O ICP (perfil do cliente ideal) é um documento que precisa ser atualizado constantemente e, portanto, a IA é uma ótima aliada.

Ao analisar dados de compra e comportamento dos clientes, a IA gera informações que podem ser transformadas em dados valiosos que, por sua vez, podem e devem ser usadas ao estabelecer o perfil ideal do cliente que você deseja conquistar.

A partir disso, fica mais fácil direcionar as ações de marketing, de vendas e da empresa como um todo.

6. Nutrição e qualificação de leads

Antes de se tornarem clientes, muitas vezes, as pessoas se tornam leads primeiro.

Os leads são consumidores que têm grandes chances de se tornarem clientes num futuro não muito distante e eles costumam agir de algumas formas como:

  • assinar newsletter;
  • seguir nas redes sociais;
  • baixar materiais como e-books e outros.

A IA pode ajudar das mais diversas maneiras. Por exemplo, ela pode criar um e-book com base nas características da sua persona, pode também criar e-mails de newsletter, entre vários outros materiais.

Além disso, a IA é capaz de usar os dados desses leads para identificar, da melhor forma possível, o tipo de conteúdo e o canal de comunicação com o qual o lead mais interaje. 

7. Follow-up

Follow-up é um tipo de acompanhamento do lead que é realizado após uma campanha de vendas, por exemplo. 

Nesse caso, você pode usar chatbots para enviar mensagens quando alguém está no seu site ou então, pode programar mensagens para serem enviadas para um contato de WhatsApp que foi previamente cadastrado pelo próprio consumidor.

Isso vai ajudar e muito na prospecção de clientes e vai poupar um tempo valioso da equipe. É muito comum esquecer de enviar esse tipo de mensagem, então, melhor deixar a IA fazer isso pela empresa e colocar no automático.

8. Atendimento personalizado

Quem disse que a IA não pode ser mais humana? O grande segredo é treinar o robô gerado pela IA para que ele vá obtendo informações sobre como interagir com seres humanos.

Você pode até mesmo criar um atendimento mais personalizado e, logo no início da conversa, fazer com que o chatbot pergunte o nome da pessoa que está do outro lado da tela. Dessa forma, o restante da mensagem será com aquele nome deixando-a mais humana.

E não apenas isso. É possível que a conversa tenha uma forma de falar mais pessoal e menos robótica, algo que vai melhorar o atendimento.

9. Otimização de processos

Que tal deixar aquele funil de vendas mais curto e eliminar processos de vendas que, em vez de ajudar a conquistar mais clientes, só atrapalha?

Pois é, a IA também ajuda e muito nesse sentido, analisando a jornada do cliente e identificando aqueles processos que não fazem tanta diferença assim. E, é claro, você pode usar essas informações para testar qual processo funciona melhor.

10. Produção de conteúdo

Uma ótima maneira de conquistar mais leads e, possivelmente, mais clientes, é produzindo conteúdo. Claro que estamos falando de conteúdo que seja realmente útil e, para isso, a IA pode usar as informações que já coletou de seus clientes atuais ou do documento da persona criado pela empresa.

Assim, é possível criar e-mails, blog posts otimizados, conteúdos para que os sites tenham um melhor posicionamento dos resultados de pesquisa do Google e assim por diante. 

Usar a IA na prospecção de clientes não é o mesmo que substituir os profissionais que fazem isso. Na verdade, a IA vai ajudar e muito nesse sentido e assim, aumentar a produtividade do time, fazendo com que ele seja mais assertivo e atraia os melhores clientes para a empresa.

Você quer conquistar novos clientes? Então, entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudar nisso!

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