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Você sabia que é possível aumentar a taxa de resposta das ações de cold mail? Isso pode acontecer principalmente se você tem um profissional ou um time focado em prospectar novos clientes para o negócio.

Mesmo em meio a inúmeras formas de atingir clientes em potencial, o cold mail ainda é uma das estratégias mais eficazes. Isso ocorre porque a maioria dos leads ainda prefere que a comunicação com empresas seja feita através do e-mail.

Entenda que o cold mail funciona mas, para ele ser eficiente e a taxa de resposta ser positiva, é preciso ser sucinto.

5 dicas para aumentar a taxa de resposta

1- Todo e-mail precisa de um ótimo assunto que o represente 

O campo do assunto é parte fundamental de um cold mail, pois ele determina se gerou interesse em ser aberto ou se será descartado. 

Dessa forma, o título do e-mail precisa gerar curiosidade e ser envolvente. O assunto deve mostrar ao cliente em potencial qual o benefício que ele irá receber caso ele resolva por abrir a mensagem.

Portanto, é necessário evitar ser muito informal, afinal você ainda não tem familiaridade com o lead. Mas, você pode usar o título do cold e-mail para dar início ao argumento de vendas. 

Em outras palavras, dê um bom motivo para ele abrir o e-mail ou informe como o seu email ajudará ele a resolver um problema, por exemplo.

Além disso, garanta que o título seja curto de forma que seja lido por inteiro. Afinal, muitos leads irão acessar via mobile, e a visualização do e-mail é diferente do que pelo computador. 

2- Use uma linguagem simples 

Além do cold mail ser curto, ele precisa ter legibilidade. Isto é, a linguagem deve ser simples e acessível para o leitor da mensagem.

Para saber se seu e-mail está de fácil entendimento, procure ler em voz alta para outras pessoas. Se você notar que houve dificuldade em entender o contexto do e-mail e ficou confuso, então refaça.

O objetivo é transmitir a mensagem de forma direta e didática, sem palavras complicadas demais. Para aumentar a taxa de resposta do cold mail é preciso montar um texto que a pessoa que irá receber entenda claramente a mensagem.

3- Faça um e-mail curto

Todo mundo recebe muitos e-mails todos os dias e com seu prospect não será diferente. Então, seja simples e elabore um e-mail objetivo.

O tempo é algo precioso e por isso é preciso considerar que seu cliente ideal não queria perdê-lo lendo um e-mail enorme.

Por isso, faça um e-mail curto. Para começar, uma boa prática é treinar e escrever em torno de 100 palavras para dizer tudo o que for preciso.

Procure explicar que a sua solução resolve o problema dele. Além disso, faça um detalhamento breve sobre seu produto ou serviço e mostre autoridade sobre o assunto.

Faça parágrafos pequenos para facilitar a leitura, especialmente se ela for feita através de smartphone.

4- Sempre foque nas necessidades do prospect 

Já falamos como um e-mail curto, simples e com um assunto interessante são fundamentais para que ele seja aberto. Mas há outro fator importante que deve ser considerado. 

As necessidades do prospect devem ser consideradas já desde as primeiras linhas da mensagem. Elas devem comunicar de forma clara o valor que o cold mail oferece a ele. Ou seja, é preciso se apresentar de forma segura e confiável e dar contexto ao email.

Evite, dar foco no vendedor e na empresa. Afinal, o lead não entrou em contato com o seu negócio, provavelmente ele nem te conheça ainda.

Elabore com cuidado cada linha do email, use as 100 palavras para falar sobre o problema que ele tem e como sua solução pode resolver.

5- Não esqueça o CTA

Para finalizar, não adianta criar um cold mail assertivo e não pedir para que o lead realize alguma ação (CTA – Call to Action) depois de ler. Essa ação deve ser algo simples para que não desmotive ele a fazer. 

O ideal é finalizar a mensagem com uma frase que estimule a próxima ação. Entretanto, não é o ideal pedir para o prospect investir tempo em você, por isso peça que ele faça algo simples.

A pergunta final do cold mail precisa ser fácil e rápida de responder. Um bom exemplo é pedir para entrar em contato via telefone, passar o link de contato e pedir que ele clique ali para agendar. 

Finalize sempre de maneira que reforce o benefício da sua solução. Como:

“Podemos conversar rapidamente sobre [necessidade do cliente]?”.

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