HomeComo adotar a inteligência comercial na sua empresa?BlogComo adotar a inteligência comercial na sua empresa?

Como adotar a inteligência comercial na sua empresa?

A inteligência comercial é o hábito de coletar, analisar e aplicar, dentro da lei e das normas éticas, as informações e intenções da concorrência. Além disso, também tem a ver com analisar e monitorar o ambiente competitivo de uma forma geral.

Pensando em uma Análise SWOT, podemos pensar que a inteligência comercial tem a ver com coletar informações externas para analisar as forças e fraquezas dos competidores.

Vejamos agora de que forma você pode implementar a inteligência comercial dentro da sua empresa agora que já sabe o que ela significa. Acompanhe!

Estratégias para adotar inteligência comercial no negócio

Análise da concorrência

Quando você faz uma análise dos seus concorrentes consegue perceber quais são os pontos fracos deles e pode fortalecer o seu negócio justamente nesses pontos. Assim, no momento da venda, a equipe poderá focar nesses pontos fortes do negócio e que acabam se tornando o diferencial.

Os pontos fracos da concorrência podem ser:

– preço;
-descontos oferecidos;
-posicionamento online;
-atendimento e outros.

Análise das oportunidades

Identificar uma oportunidade é como encontrar o pote de ouro no final do arco-íris, mas nem sempre estamos preparados para enxergá-la.

Uma dica que podemos te dar é que, na maioria das vezes, onde as pessoas só enxergam problemas, há uma oportunidade. Foi justamente com esse tipo de pensamento que muitos negócios prosperam durante a pandemia, mesmo com vários empreendimentos fechando as portas.

Análise de dados

Como dissemos, o conceito de inteligência competitiva está intimamente relacionado a uma análise de dados. Esses dados seriam informações coletadas pelo próprio time de vendas. 

A partir delas, seria possível fazer uma análise e também um cruzamento dessas informações para saber se, por exemplo, os clientes que foram abordados estavam realmente preparados para essa fase da venda ou se ainda era muito cedo.

Como você pode perceber, a inteligência comercial é algo de grande importância para qualquer negócio, não importa o tamanho dele. Comece a implantar esse conceito dentro da sua empresa e melhore os processos e as vendas.

Quer saber como a gente pode te ajudar a vender mais? Entre em contato com a gente e mande suas perguntas!

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP