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Aumentar a produtividade do comercial nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, o mercada está cada vez mais competitivo, e se destacar no meio da multidão se torna cada vez mais desafiador para as empresas.

Por isso, ter um time comercial de alta performance é fundamental para conquistar bons resultados. Ademais, contar com profissionais de vendas estejam inseridos no contexto cultural e organizacional da companhia pode ser um dos gatilhos para despertar ainda mais o interesse do time e aumentar a motivação deles.

Entretanto, há outras formas de aumentar a produtividade do comercial e melhorar a performance da empresa como um todo.

Para saber quais são essas práticas, continue lendo a matéria! 

Reveja os métodos e procedimentos comerciais

Primeiramente, um dos pontos importantes a ser considerados é rever os métodos, processos e planejamentos da área comercial. Geralmente, as pessoas no dia a dia entram no “modo automático”, e realizam as atividades sem perceber se é necessário revisar algum processo. Por isso, é importante checar regularmente se há erros nas etapas de criação de personas e elaboração do perfil de cliente em potencial. 

Para aumentar a produtividade do comercial é importante verificar se a estratégia de vendas está correta, se as metas são realmente possíveis de serem alcançadas, além de checar as métricas e indicadores da área. 

Treinamento nunca é demais

Investir em treinamento para o time comercial proporciona a aprendizagem de novas técnicas e práticas, além de contribuir para ampliar os conhecimentos específicos importantes para a área. 

Por consequência, com a realização de capacitações, a performance dos profissionais irá melhorar contribuindo inevitavelmente para o aumento da produtividade do comercial..

Uma vez que os vendedores se sintam mais preparados para encarar os desafios do dia a dia e consigam atender melhor os clientes e saibam vencer as objeções de vendas, mais conversões ocorreram e claro mais lucro para a empresa. 

Elabore as estratégias de vendas em equipe

No início do processo, quando as estratégias são elaboradas, é importante  que além dos gestores, a equipe comercial seja envolvida. 

Isto é, ninguém melhor do que os profissionais que tenham contato direto com o cliente, para ajudar na construção de um bom plano de vendas.

Trazer o time comercial para participar da criação das metas e da soluções é uma forma de envolver e estimular os profissionais e mostrar como eles são importantes para o processo como um todo.  

Ao fazer isso, certamente irá aumentar a produtividade do comercial. Afinal quem se sente uma peça importante para o processo e para a conquista de bons resultados, irá engajar mais e produzir melhor.

Produtividade também precisa de boas ferramentas de trabalho

Ao falar em produtividade do comercial, você certamente pensará somente em pessoas. Porém, hoje em dia, tempo é algo muito escasso e quanto mais e melhor você conseguir produzir e em menos tempo, mais competitividade você consegue alcançar.  

Nesse sentido pode contar com boas ferramentas de trabalho que ajude a facilitar e agilizar os processos é essencial para aumentar a produtividade e a performance da equipe. 

Poder contar com plataformas, sistemas e softwares que auxiliem no gerenciamento dos processos comerciais é fundamental. Por exemplo, fazer a gestão de leads, acompanhar os fluxos de atividades e pipelines de vendas, histórico dos clientes, entre outras funcionalidades. 

Por mais que ainda existam pessoas que são resistentes à ideia de se render à tecnologia, saiba que ela é uma realidade e poder contar com o que há de mais eficiente para melhorar o desempenho da área comercial é fundamental para vender mais e de forma escalável. 

Acompanhe o rendimento do comercial

Não adianta nada munir seu time de treinamentos e ferramentas se você não acompanhar o desempenho de cada profissional. 

Se você ainda não faz esse acompanhamento, é importante monitorar desde já. 

Ao deixar de lado essa avaliação de desempenho, fica mais difícil avaliar se aquela estratégia está realmente funcionando. Ao não fazer esse acompanhamento  fica mais complicado aumentar a produtividade do comercial.

Desse modo, vale selecionar características e métricas que mostram o retrato atual do trabalho da equipe comercial, inclusive a performance individual de todos os profissionais de vendas. 

Ao verificar o rendimento da área com frequência, é possível ajustar os erros, verificar e manter os acertos e assim garantir os resultados esperados. 

Produtividade como meta de gestão comercial

Aumentar a produtividade do comercial exige esforço e dedicação. Mas ao adotar todas as dicas que demos é possível fazer uma gestão mais assertiva. Basta colocar a produtividade como uma das metas e monitorá-la como qualquer outro in indicador de performance. Assim é possível corrigir os erros a tempo, dedicar tempo ao que realmente é necessário e estimular o time comercial a conquistar novas metas. 

O engajamento de todos fará com que a produtividade do comercial aumente, afetando positivamente os negócios. 

Se você já faz uma gestão com foco em produtividade, parabéns! Se ainda, não faz, esperamos que este artigo ajuda a sua empresa a ter ainda mais sucesso.
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