HomeComo fazer a previsão de resultados de vendas?BlogComo fazer a previsão de resultados de vendas?

Como fazer a previsão de resultados de vendas?

“Prever” as vendas é algo que costuma gerar bastante incerteza, afinal de contas, não é possível obter dados concretos. Mas é possível chegar o mais perto possível de ter a previsão de resultado de vendas se alguns fatores forem analisados dentro de um contexto.

Entenda por que e como fazer isso de forma a deixar as finanças do seu negócio ainda mais organizadas.

Por que fazer previsão de resultados de vendas?

Primeiro porque te ajuda a tomar decisões importantes, no curto prazo principalmente, mas também no médio e no longo. Por exemplo, digamos que o seu negócio esteja passando por um momento mais decisivo no qual você deseja investir ou mesmo cortar gastos.

Fazer uma previsão de resultado de vendas pode ajudar e muito a guiá-lo e também a sua equipe para tomar a melhor decisão e alcançar o objetivo.

Essa previsão de resultados também vai ajudar a alinhar as expectativas de todas as áreas da empresa, assim como torna mais fácil estabelecer um perfil de consumidor.

Como estabelecer uma previsão de resultados de vendas?

Tenha um processo estruturado

Ter um processo mais objetivo e menos subjetivo é fundamental. Por isso, é interessante ter tudo anotado e fazer uma análise diária de todos os processos que envolvem o seu negócio. É claro que, nesse caso, ter uma equipe alinhada com esse propósito é fundamental.

Use informações concretas

Fazer uma previsão de resultados de vendas com base no “achismo” não costuma ajudar muito, aliás, pode atrapalhar bastante. 

Por exemplo, analise em quanto tempo um lead fecha um negócio com você ou se um processo de decisão leva mais tempo que o necessário para acontecer. Investigue tudo o que acontece no seu estabelecimento em detalhes.

Não foque só no passado

É importante levar em consideração o desempenho da equipe de vendas em momentos passados para fazer uma previsão de resultados de vendas, mas é igualmente importante não se apegar tanto a isso.

Ficar de olho nas tendências e acompanhar as mudanças do mercado é fundamental para estabelecer essa previsão.

Precisando de ajuda com o seu negócio para vender mais? Então, fale com a gente!

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP