Como otimizar a eficácia das campanhas de outbound?
Tempo de leitura: 5 min.
Quer melhorar os resultados das suas campanhas outbound? Então, você está no lugar certo, pois a Prospecta Nerus preparou ótimas dicas para ajudá-lo nessa estratégia de marketing super importante.
O Outbound Marketing tem como principal objetivo alcançar as pessoas, ou seja, ir até as pessoas. Mas não qualquer uma: apenas aquelas que têm maiores chances de contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.
Esse direcionamento mais personalizado das campanhas acontece quando você é capaz de otimizá-las e isso depende bastante do formato de anúncio que pretende usar.
Vamos ver mais sobre o assunto e te dar dicas de como fazer suas campanhas outbound terem mais sucesso. Acompanhe.
Quais os tipos de Outbound Marketing?
Podemos chamar em outbound tanto no online quanto no offline. No offline, temos, por exemplo, outdoors, propagandas na TV, folders e panfletos que são dados nas suas, entre outros tipos de campanhas publicitárias que vão até o cliente (ou possível cliente).
Já o online, o outbound se refere, por exemplo, aos anúncios em redes sociais, no Google e em outros meios de comunicação.
E qual deles é mais importante? Os dois são e um não exclui o outro, na verdade, eles se complementam. Em determinados momentos da jornada do cliente, o outbound fará mais sentido no digital, já em outros, uma ligação telefônica pode ser o necessário para fechar a venda.
Como melhorar as campanhas de outbound?
Se você já faz outbound e não está vendo os resultados esperados, talvez você precise fazer alguns ajustes para conquistá-los.
Ou, talvez, você até esteja conseguindo bons resultados, mas quer melhorá-los, deseja ter resultados ainda maiores.
Para esses dois casos, segue uma lista com dicas para colocar em prática e alcançar o objetivo. Confira:
Melhore o público-alvo constantemente
Antes de subir qualquer campanha de marketing, você precisa ter um público-alvo ou persona bem delimitada. Digamos que você tenha, então, o próximo passo é melhorá-la sempre que possível.
E isso pode ser feito por meio da análise de métricas dos seus anúncios nas redes sociais, por exemplo. Quem são as pessoas que mais interagem no post? Mulheres? Homens? De qual idade? De qual estado?
Essas informações precisam ser avaliadas sempre que um anúncio for finalizado para que, no próximo, o direcionamento seja ainda mais preciso.
Segmente o máximo que puder
Essa segmentação é outro ponto de grande relevância para conseguir resultados melhores nas suas campanhas de outbound.
Com a segmentação fica mais fácil fazer com que o anúncio apareça para pessoas que realmente têm chances de fazer negócios com a empresa. Por exemplo, se você vende serviços de contabilidade, provavelmente, pessoas que são MEI (Microempreendedor Individual) não vão aderir, já que gerir a parte contábil desse tamanho de empresa é muito simples e, normalmente, não é necessário contratar alguém para isso.
Além disso, a segmentação evita que você envie sua campanha para pessoas erradas.
Por exemplo, digamos que, para aumentar as vendas, você esteja dando cupons de desconto para pessoas que já contrataram seus serviços. A empresa deve enviar e-mails apenas para esse público. Se enviar para pessoas que não fazem parte, isso pode se tornar um problema financeiro grande, pois haverá novos clientes pagando menos do que o esperado.
Leia também: Estratégias eficazes de segmentação de mercado para aumentar as vendas
Faça Testes A/B
O Teste A/B é uma maneira de entender melhor o consumidor. Grandes empresas fazem isso o tempo todo e é algo simples de colocar em prática.
Por exemplo, a Netflix faz isso da seguinte forma: para um filme ela seleciona 2 imagens de capa (imagem A e imagem B) e cada imagem dessa será mostrada para uma parte dos seus assinantes. Digamos que o filme que apareceu com a imagem A foi o que mais fez as pessoas darem “play”.
Então, a partir disso, é possível entender melhor o que o público gosta mais e assim, colocar imagens de capa mais compatíveis com esse comportamento.
Você pode fazer Teste A/B nos seus anúncios nas redes sociais, no Google, pode fazer em outdoor, pode fazer com influenciadores digitais ou mesmo no contato telefônico, começando a ligação com abordagens diferentes, por exemplo.
Sempre analise as métricas
Analisar as métricas é, sem dúvida alguma, uma das melhores maneiras de otimizar suas campanhas de outbound.
São as métricas que vão dar o direcionamento necessário para alcançar mais pessoas e assim, ter mais chances de converter usuários em leads e leads em clientes. Dessa forma, é imprescindível ter um registro de tudo o que foi feito pela equipe de vendas e de marketing.
Use bons CTA’s
CTA significa Call to Action que em português é Chamada para Ação. No caso dos anúncios online é um botão que, ao clicar, o usuário será direcionado a fazer uma ação.
Por exemplo, em um anúncio no Instagram, a depender do objetivo da campanha, você pode colocar um botão para as pessoas clicarem no link da bio, para acessarem o site da empresa, para falar com a equipe e fazer um orçamento ou ter mais informações e assim por diante.
Portanto, escolher o CTA correto, de acordo com o objetivo da empresa no momento é de grande relevância para ter bons resultados nas campanhas de outbound.
Faça contato direto
No outbound você também pode optar por fazer contato direto com o lead em uma das fases na jornada do cliente.
Isso só deve ser feito se o lead realmente estiver pronto para receber esse tipo de contato e claro, deve ser previamente agendado e autorizado. Ligar para o cliente oferecendo serviços sem que ele não tenha permitido soará como invasivo e a sua empresa pode ser substituída, facilmente, pela concorrência.
Como trata-se de um tipo de contato mais direto e que exige um certo cuidado do setor, a empresa pode terceirizar essa etapa, contratando profissionais que sejam especialistas nesse tipo de contato e assim, aumentar as chances de conseguir uma venda.
Está precisando de ajuda para melhorar suas campanhas de outbound e aumentar as vendas? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!
Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.