ProspectaNerus



Estratégias eficazes de segmentação de mercado para aumentar as vendas

Tempo de leitura: 20 min.

Neste artigo você vai conhecer estratégias eficazes de segmentação de mercado para aumentar as vendas.

Utilizar estratégias eficazes de segmentação de mercado é fundamental para ter um bom resultado nas vendas, afinal de contas, de nada adianta oferecer um produto ou serviço para quem ainda não está preparado para comprar.

Ou então, investir em anúncios de roupas femininas que acabam aparecendo para homens. Você perde dinheiro por não ter segmentado bem o seu público já que é improvável que homens comprem esse produto.

E, para ajudá-lo a criar boas estratégias nesse sentido, a Prospecta Nerus preparou este conteúdo com dicas para colocar em prática o quanto antes. Acompanhe.

Leia também: Dicas práticas para aumentar os resultados do seu negócio

7 estratégias de segmentação de mercado para apostar

1. Detalhe a persona

Ter uma persona bem definida e detalhada é de grande importância, pois isso dará um direcionamento para o setor de marketing e também para o de vendas.

Essa persona servirá como um guia para o setor de marketing e é a partir disso que o time será capaz de identificar em quais usuários devem investir esforços e dinheiro.

Não adianta, por exemplo, disparar e-mails para pessoas que não precisam do seu produto ou serviço, inclusive, pode gerar um efeito negativo e passar a ideia de uma empresa inconveniente.

2. Conheça os tipos de segmentação

Existem diversos tipos de segmentação de mercado que você deve conhecer para escolher aqueles que mais têm a ver com o seu objetivo no momento. Vejamos quais são eles:

  • Segmentação demográfica: nela, você deve determinar idade, sexo, renda, grau de escolaridade e algumas outras características relacionadas do público que deseja atingir;
  • Segmentação comportamental: aqui são analisados os hábitos de consumo da persona. Essas informações podem ser encontradas num sistema de CRM, por exemplo;
  • Segmentação geográfica: é mais indicada para empresas locais, pois você vai definir o local onde quer atingir, por exemplo, um bairro, uma cidade, um estado e assim por diante;
  • Segmentação psicográfica: é quando a segmentação de mercado é feita com base em hábitos e estilo de vida. Coisas que a persona faz nos momentos de lazer, interesses, opiniões e outros;
  • Segmentação por canal de consumo: neste caso, a segmentação será feita com base no canal em que o consumidor mais usa. Por exemplo, se são as redes sociais, é preciso saber também qual rede social.

3. Estude o comportamento do consumidor

O Entender bem sobre o comportamento do consumidor é fundamental, especialmente nos dias atuais em que tudo muda muito rápido.

Por exemplo, ao longo dos anos, tivemos diversas mudanças nesse aspecto. O consumidor que, há algum tempo, se preocupava apenas com o produto em si, hoje, também busca a experiência de compra. Se ela for ruim, provavelmente, vai procurar a concorrência ainda que ela cobre mais.

Também estamos vendo uma mudança voltada para a responsabilidade social e sustentabilidade.

Muitos consumidores preferem comprar de empresas que colocam em prática esses conceitos. Por exemplo, empresas que reaproveitam a água das chuvas, que usam produtos reciclados, que usam energia solar, que investem em diversidade na hora de contratar os funcionários, entre outros.

4. Analise os casos que deram certo

Que tal começar a fazer uma pesquisa sobre como outras empresas usaram a segmentação de mercado e tiveram sucesso?

Você pode tentar adaptar as estratégias que elas usaram sobre o assunto à sua empresa e assim, utilizar técnicas que têm maiores chances de dar certo. Lembre-se de que essa pesquisa precisa ser ampla e ter o maior número de referências possível.

5. Use a jornada do cliente

Uma ótima estratégia que ajuda na segmentação é focar na Jornada do Cliente. E o que vem a ser isso?

Também chamada de Jornada do Consumidor, a Jornada do Cliente é uma combinação de etapas pelas quais o consumidor passa até o momento da compra.

Essa jornada precisa ser muito bem montada, pois é nela que a empresa criará o vínculo necessário com o possível cliente para que, no futuro, ele venha a realizar a compra.

Para montar a Jornada do Cliente você vai precisar levar alguns pontos em consideração como:

  • os canais de contato;
  • a persona;
  • o tempo de jornada;
  • a primeira e última ação que o cliente deve tomar.

Normalmente, essa jornada possui 4 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta: a ideia é fazer o consumidor gerar interesse pelo seu produto o serviço;
  2. Reconhecimento do problema: como já dizia Steve Jobs, muitas vezes o cliente não sabe que tem um problema até você mostrar a ele. Esse é o objetivo dessa etapa, ou seja, fazer com que o consumidor veja que tem um problema a ser resolvido;
  3. Consideração da solução: aqui você deve falar sobre como funciona o produto ou serviço da sua empresa de forma específica;
  4. Decisão de compra: é quando o cliente escolhe o seu serviço ou produto para solucionar o problema dele.

6. Faça marketing de forma personalizada

O conteúdo criado pelo time de marketing precisa ser feito de forma direcionada, ou seja, deve ser pensado para cada etapa da jornada de compra. 

Por exemplo, se uma pessoa baixou um e-book e se tornou um lead, ela deve passar a receber conteúdo por e-mail que fale sobre o mesmo assunto (ou, ao menos, parecido), com o conteúdo do e-book.

Veja também: E-book com 10 templates de e-mail para vender mais

Da mesma forma deve ser usada a estratégia de remarketing, ou seja, os anúncios devem aparecer para aquelas pessoas que já demonstraram interesse no produto da empresa ou serviço em algum momento.

7. Anúncios online

É crucial fazer uma segmentação neste caso, pois assim, os anúncios terão muito mais chance de atingir o público que tem maior probabilidade de comprar.

Assim, se você tem um negócio local, pode utilizar a segmentação geográfica e combiná-la com outros tipos de segmentação como, por exemplo, a segmentação por gênero, idade e também por interesses.

Fazer uma boa segmentação de mercado não é algo complicado, porém, é algo que precisa de bastante atenção e constância. Os dados dos clientes precisam estar sempre atualizados, pois é a partir deles que a sua persona será criada e é a partir da persona que a segmentação será feita.

Percebeu como será mais fácil aumentar as vendas dessa forma? Outra boa maneira de vender mais é contratando os nossos especialistas e fazer prospecção ativa de clientes. Entre em contato e faça um orçamento!

Quer saber mais? Acesse nosso blog e leia nossos conteúdos.