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Como transformar a sua empresa em uma máquina de vendas

Tempo de leitura: 4 min.

Quem  não quer que a empresa se transforme em uma máquina de vendas? Com lucros cada vez maiores e sem ter problemas com metas? Já pensou sempre ter clientes fazendo negócios com você e não se preocupar mais com isso?

Mas é claro que um resultado assim não vem de graça, pois é necessário muito empenho de todos e de todas as equipes. A empresa precisa ser vista de maneira holística e assim, todos devem cooperar e ter o mesmo objetivo.

Para te ajudar nisso, a Prospecta Nerus preparou este conteúdo com ótimas dicas para você colocar em prática e ter o negócio vendendo cada vez mais. Acompanhe.

máquina de vendas

Transforme a sua empresa em uma máquina de vendas

Comece a gerar leads

Leads são pessoas que estão interessadas em fazer negócios com você e isso pode ser demonstrado de diversas formas: 

  • seguindo nas redes sociais;
  • assinando uma newsletter;
  • baixando um e-book, entre outros.

É de responsabilidade do time de marketing gerar esses leads e é responsabilidade do time de vendas tentar fazer negócios com eles quando estiverem prontos para isso.

Crie metas e objetivos

Primeiro, é preciso entender que metas são diferentes de objetivos.

Os objetivos são abstratos e não mensuráveis. Por exemplo, o objetivo é vender mais. E a meta vai responder a seguinte pergunta: mais quanto? Então, na meta, você vai colocar que a empresa precisa vender 5% a mais em um mês comparado ao mesmo período do ano anterior.

Criar metas e objetivos é algo muito importante, pois direciona melhor o time. Mas entenda que as metas precisam ser alcançáveis e possíveis de serem cumpridas. Colocar metas absurdas vai desmotivar a equipe.

Qualifique os leads

Não basta gerar leads, é preciso qualificá-los, ou seja, separar o joio do trigo. 

Muitas vezes, alguém pode baixar um ebook seu por uma situação pontual, algo muito específico e só para aquele momento. Ele não é um potencial cliente, só precisava do material. Pode ser, por exemplo, um criador de conteúdo.

Portanto, não vale a pena investir em todos os leads gerados. A equipe precisa investigar para entender o que os leads realmente querem e se a empresa pode ajudá-los. 

Isso é possível de analisar por meio das métricas. Você pode usar as métricas de tráfego pago, de e-mail marketing, de download de ebook, das redes sociais e assim, por diante. 

Treine a equipe de vendas

Quando se fala em vendas e leads, muitas pessoas pensam logo na equipe de marketing, afinal de contas, ela é a responsável por levar clientes para a empresa. Mas de nada adianta fazer um bom marketing se o time de vendas não estiver preparado.

Por mais que seja um lead qualificado e esteja pronto para comprar, um vendedor mal preparado ou mal direcionado pode colocar tudo a perder.

Portanto, faça treinamentos constantes com a equipe e vá analisando, ao longo do tempo, qual é o melhor tipo de abordagem para o seu cliente ideal. Você pode, inclusive, criar um fluxograma para vencer as objeções dos consumidores.

Invista em automação

A automação vai acelerar os processos da sua equipe e também aumentar a produtividade, pois vai livrar os membros de fazer algo que a máquina pode fazer. Assim, eles terão mais tempo livre para se dedicar ao que é, realmente, mais importante ou para descansarem mais.

Portanto, investir em automação vai ajudar a sua empresa a se tornar uma máquina de vendas de uma forma mais simples e mais rápida.

Escolha e selecione os canais de aquisição

Sair atirando para todos os lados nem sempre é a melhor opção, aliás, quase sempre não é a melhor opção.

A única coisa que esse tipo de decisão costuma gerar é perda de dinheiro e, principalmente, de tempo e como já diz o ditado, “tempo é dinheiro”, então, ao tentar usar todos os canais de aquisição você estará perdendo muito dinheiro.

Ainda que você tenha pessoal para estar em todos os canais, essa pode ser uma estratégia perigosa, pois os recursos estarão sendo gastos em locais que não há muita conversão. Além disso, você acaba gerando frustração na equipe, pois, por mais que ela invista todas as energias, não será capaz de gerar o resultado esperado.

Portanto, comece a analisar as métricas e selecionar quais são os melhores canais de aquisição. Assim, será possível direcionar os seus esforços e obter melhores resultados.

Monitore os resultados

Já falamos bastante sobre métricas e também sobre resultados e esses dois conceitos precisam se fundir, afinal de contas, as métricas são os resultados dos esforços da equipe.

Analisar os resultados é o que vai dar a você a base para, por exemplo, calcular as metas, saber quantos leads devem ser gerados no próximo mês, estabelecer o que cada setor precisa alcançar para conquistar mais clientes e vender mais. 

As métricas também são de grande importância para oferecer um feedback melhor para montar o planejamento e a estratégia das empresas. 

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Defina os processos de vendas

Definir como será feito todo o processo de vendas, do início ao fim, é fundamental para todas as equipes. Isso ajuda a dar um direcionamento sobre o que deve ser feito, o que, por sua vez, auxilia a vender mais.

E lembrando que esse processo de vendas deve ser reavaliado constantemente usando o feedback da equipe e também com base nas métricas encontradas. 

Não é algo simples transformar a sua empresa em uma máquina de vendas, pois são muitos os pontos que precisam ser considerados. Mas você sempre pode pedir ajuda para quem entende do assunto e é capaz de tirar os planos do papel e transformá-los em ações que gerem vendas.

A Prospecta Nerus está aqui para isso. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos aumentar as suas vendas!

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