Muitos profissionais sentem dificuldade para fechar vendas e essa é uma dúvida que perpetua ainda nos tempos de hoje.
A fase final do funil de vendas é fundamental e por isso, o momento de conversão é extremamente valioso para a área comercial e para a empresa como um todo, afinal todo negócio depende das vendas concretizadas para se manter saudável financeiramente.
Algo que acontece bastante nas negociações é que mesmo que o prospect tenha interesse no seu produto ou serviço, pode ocorrer alguma objeção de venda e a mesma não acontecer.
Para ajudar sua empresa a fechar vendas, selecionamos 10 dicas que auxiliarão o time comercial a criar mais oportunidades e concretizar mais negócios. Anote todas as técnicas e coloque-as em prática. Boa leitura!
1. Mantenha o foco no cliente
Um erro comum que muitos vendedores cometem é focar a venda no produto ou serviço e esquecer do mais importante: o cliente. Procure focar seu pitch de vendas nas necessidades e dores do seu lead, ou seja, mostre que você está à disposição para ajudá-lo a sair satisfeito da negociação. Ao adotar essa prática, será possível se destacar da concorrência e conquistar a confiança do seu potencial cliente.
2. Escute seu lead e descubra seus desafios
Nada mais assertivo para fechar vendas do que estudar seu lead e escutá-lo sobre seus desafios e necessidades. Portanto, o vendedor precisa ter em mente que as pessoas e as empresas estão sempre em busca de soluções para seus problemas. Se você perguntar “Qual é o seu maior desafio no momento?”, sem dúvida, seu lead estará disposto a falar sobre suas dificuldades. Os clientes preferem ser atendidos por um profissional de vendas que tenha o foco em ajudá-los a resolver seus problemas e não apenas em vender.
3. Forneça respostas claras e objetivas
Desde o primeiro contato com seu prospect, procure sempre demonstrar segurança e confiança ao responder suas dúvidas. Um representante de vendas inseguro pode demonstrar ao potencial cliente, falta de experiência e criar certa desconfiança. Por isso, é essencial que o vendedor mostre que ele sabe exatamente o que ele está oferecendo e que conhece a fundo a solução que está sendo oferecida. Ao demonstrar que sabe profundamente o que está vendendo, o lead automaticamente terá mais confiança no profissional e na solução oferecida.
4. Entre em um acordo sobre o orçamento
Um passo importante da negociação é descobrir qual é o orçamento que seu prospect tem disponível ou quanto ele está disposto a investir na sua solução. Ao saber essa informação fica mais fácil negociar e estabelecer limites que sejam bons para ambas as partes. Ademais, salientamos que é importante que seu prospect enxergue valor agregado no seu produto ou serviço. Assim, ele estará mais propenso a investir um preço justo para ter seu problema sanado.
5. Antes de dar o próximo passo, saiba se está falando com a pessoa que toma a decisão
Uma situação que acontece com frequência é começar a negociar com quem não tem poder de decisão. Por isso, procure saber com quem você está fazendo contato antes de apresentar uma proposta de fato. Pois, de nada adianta você focar seus esforços e se dedicar a criar um relacionamento com quem não tem o poder de decidir sobre a resolução dos problemas da empresa que representa.
6. Dê mais de uma opção quando for apresentar uma proposta
Ao apresentar uma proposta, se você oferece somente uma opção, saiba que você pode perder uma grande oportunidade de fechar vendas. Todavia, coloque mais de uma opção, pelo menos três em toda proposta. Desde a mais simples até a mais completa. Contudo, isso pode fazer com que o vendedor feche mais propostas completas e ao apresentar cada proposta, o potencial cliente pode se sentir menos propenso a comparar preços entre as opções que se encaixem melhor.
7. Hora de fechar vendas
Ao adotar esta técnica, o vendedor faz com que a negociação siga rumo ao fechamento. No entanto, nesta fase é importante estar preparado e conhecer cada possível objeção do cliente sem titubear. O profissional de vendas deve explicar de forma detalhada todos os benefícios da solução que oferece — além, de todo valor agregado que vai gerar para o cliente.
Nesta técnica o cliente já comece a pensar na logística, tomando a compra como certa. Decerto, ao conduzir com naturalidade, é possível iniciar os detalhes finais da negociação, encaminhando para o fechamento da venda.
8. Crie um vínculo com o cliente
Ao criar um vínculo e estreitar um relacionamento, a chance de fazer com que seu cliente passe pela jornada de vendas de forma consistente será muito maior. Além disso, a proximidade já vai ajudá-lo a aumentar suas chances da venda ser bem sucedida, pois ao confiar no vendedor, o cliente também se sente mais confiante e seguro no produto ou serviço.
9. Sempre marque a próxima reunião
Ao finalizar uma reunião com seu cliente, já marque o próximo encontro ou contato. Entretanto, evite dizer que vai ligar na próxima semana, pois além de ser muito vago, muitas situações podem ocorrer nesse meio tempo. Independente de onde seu cliente está no processo de vendas, sempre deixe marcado o próximo passo antes de terminar a reunião.
10. Saiba o momento de desistir de fechar vendas
Você não sairá ganhando todas as vezes e isso faz parte do negócio. Afinal, nem sempre a sua solução oferecida irá atender as necessidades do seu potencial cliente ou pode ser que ele não tenha o investimento necessário para adquirir o que está sendo oferecido. Portanto, saiba reconhecer o momento exato de desistir e partir para outro prospect. Mas, não abandone esse lead, ele pode futuramente estar em outro momento e vir a fechar negócio com você. Por isso, mantenha contato, mas não foque todos os seus esforços nele.
Esperamos que você tenha gostado das dicas para fechar vendas. Mas, se tiver alguma dúvida e precisa de uma consultoria especializada em vendas, nós da Nerus Sales podemos te ajudar. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.