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Inteligência artificial em vendas: estratégia essencial para conquistar novos clientes

Tempo de leitura: 15 min.

Neste artigo você vai ler sobre a Inteligência artificial em vendas: estratégia essencial para conquistar novos clientes.

Já pensou em usar a inteligência artificial em vendas? Pode ser uma excelente estratégia para ir além, para conquistar novos clientes, reter os já existentes e entender melhor a sua persona.

Além disso, a IA pode ser muito bem aproveitada nos mais diversos setores para gerar mais vendas. Ela pode, por exemplo, melhorar os processos da equipe de marketing e atendimento, essenciais para conquistar o consumidor.

Quer saber mais como usar a IA a favor do seu negócio? Então, continue com a leitura!

Por que usar inteligência artificial em vendas?

Há diversos e bons motivos para isso, mas vamos citar aqui os principais. Por exemplo, com o uso da IA a equipe será capaz de gerar relatórios com dados mais precisos. Dessa forma, fica mais fácil gerar insights que vão ajudar a equipe a fazer melhorias na hora das vendas.

Outro motivo para usar a IA nas vendas? Automação! Com a IA você consegue automatizar diversas tarefas operacionais e repetitivas que, no fim das contas, só tomam um tempo valioso das equipes. Por exemplo, que tal usar a IA para escrever conteúdos para enviar aos seus clientes e leads? Só não esquece de revisar, ok?

E por fim, mas não menos importante, ela também vai ajudar o seu negócio a melhorar a experiência do cliente. Aliás, esse é um ponto de grande relevância, já que muitas pessoas podem deixar de ir a um determinado local ou parar de comprar de uma determinada empresa por conta da má experiência. Portanto, se a IA pode ajudá-lo nisso, vale a pena tentar.

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De que forma usar a IA para melhorar as vendas?

Agora que você tem bons motivos para usar a inteligência artificial em vendas, vamos explicar quais estratégias é possível colocar em prática usando esse recurso.

Faça um mapeamento das tarefas

Algumas tarefas podem ser automatizadas e, dessa forma, a sua equipe de marketing, vendas, atendimento e outras, terão mais tempo para se dedicar a tarefas mais importantes e estratégicas. Assim, é possível deixar as atividades mais “braçais” para a IA fazer.

Colete e analise dados

Essa costuma ser uma das melhores formas de usar a IA no processo de vendas.

Perceba que, quando você coleta dados, é possível identificar diversos comportamentos do consumidor, padrões de compra, qual a quantidade de pessoas compram depois de passar pelo funil de vendas, se há muitas pessoas que abandonam a jornada de compra no meio do processo, entre outros aspectos.

Tudo isso vai ajudar sua equipe a identificar erros que podem ser corrigidos facilmente, a melhorar a persona, deixando-a mais elaborada e compatível com o que se espera e, de uma forma geral, consegue mostrar onde é possível fazer melhorias e onde há gargalos que precisam ser eliminados.

Interaja com o cliente

Nós da Prospecta Nerus sabemos o quão importante é a interação humana com o cliente. Afinal de contas, conversar com outra pessoa gera empatia, algo que uma máquina não é capaz de ter. Porém, a IA pode ser muito útil nesse aspecto.

Pense em problemas simples que podem ser resolvidos com o treinamento de uma IA para atender os clientes da forma mais natural possível. Ações mais mecânicas como oferecer preços de serviços, segunda via de pagamentos, enviar um e-book após confirmação de dados… tudo isso e muito mais pode ser feito por meio de chatbots que contam com uma IA.

Você pode determinar que, quando o cliente escrever o termo “atendimento”, “falar com atendimento”, “falar com um humano” ou coisa parecida, a interação pode ser redirecionada para o atendimento humano.

Faça a gestão da equipe

A IA pode, por exemplo, ser capaz de identificar em quais momentos a equipe teve uma performance melhor ou pior. Pode apontar quais as estratégias usadas para cada um desses momentos e assim, ficaria mais fácil de entender quais abordagens dão certo.

A partir disso, também é possível, por exemplo, montar treinamentos mais específicos para cada time em cada fase do processo de vendas.

Analise o comportamento do consumidor

Outra forma de usar a inteligência artificial em vendas é para fazer uma avaliação do comportamento do consumidor.

Sabemos que esse é um fator de grande relevância para o processo de vendas e que o comportamento de consumo vem mudando consideravelmente. Com um consumidor mais informado, temos que ser ainda mais criteriosos ao prestar o atendimento.

Sendo capaz de entender melhor esse comportamento fica mais fácil, por exemplo, se antecipar às necessidades dos seus leads e clientes. Dessa forma, a sua equipe de vendas será capaz de oferecer o produto certo na hora certa, aumentando assim as chances de fechar bons negócios.

Faça uma avaliação da jornada de compra

A jornada de compra é justamente o caminho pelo qual o consumidor vai percorrer até se transformar em lead e, por fim, se a venda for concretizada, em cliente.

Portanto, saber fazer uma boa jornada de compra é fundamental para vender mais e a IA pode ajudar e muito nisso. Por exemplo, ao identificar padrões de consumo, ela pode usar essa informação para dar ideias de estratégias melhores e assim, aperfeiçoar essa trajetória do consumidor até o momento da compra.

Gerencie os leads

Um dos problemas que o setor de vendas costuma enfrentar é que alguns leads são passados para a última etapa do funil sem que realmente estejam preparados para comprar.

Com o uso da IA é possível reduzir consideravelmente esses erros e “colocar” os leads dentro da etapa de vendas que é realmente compatível com o momento de vida deles. Ao melhorar essa segmentação, tanto a equipe de vendas, quanto a de marketing serão capazes de trazer maiores resultados.

Percebeu o quanto implantar a inteligência artificial em vendas pode ser útil? O quanto ela é capaz de gerar melhores resultados? Ela pode atuar tranquilamente nos bastidores, fazendo um trabalho de assistência operacional para as equipes e assim, melhorar os números e atingir (ou ainda ultrapassar) as metas.

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