Não importa o tamanho do seu negócio ou o nicho dele: você precisa analisar todos os resultados. Isso é essencial para saber se o planejamento traçado no início do ano está dando certo ou se ajustes são necessários. Pode ser preciso, até mesmo, uma mudança radical de rota. Mas essas informações só podem ser “descobertas” se você olhar os dados, mais precisamente os KPIs de vendas.
Mas o que é isso? Bom, vamos descobrir agora o que são esses tais KPIs e entender quais os mais importantes para o seu negócio. Confira!
O que são KPIs de vendas?
A sigla KPI é um termo em inglês (Key Performance Indicator) que, em bom português quer dizer Indicador-chave de Performance. Medi-los é uma ótima forma de permitir que você e sua equipe compreendam se o negócio está tendo os resultados esperados dentro de um determinado período.
Quais os principais KPIs de vendas?
Existem diversos KPIs no mercado, mas vamos te mostrar agora os mais importantes para que você já possa colocar em prática esse conhecimento sem maiores complicações.
Taxa de conversão
Trata-se da quantidade de pessoas que eram apenas leads (pessoas com potencial de compra) e que se tornaram clientes. É uma ótima forma de analisar para saber se, de fato, as estratégias estabelecidas para marketing e vendas estão sendo eficazes.
Ticket médio
É uma forma de saber qual membro da equipe consegue ser mais eficaz na hora de aplicar as estratégias de vendas e também de entender se essas estratégias — criadas previamente pela empresa — são realmente boas. O ticket médio é calculado dividindo-se o número de vendas realizadas pela receita que foi obtida com a venda.
Churn
Nome estranho? Não se preocupe porque essa métrica é bem simples: é a taxa de cancelamento, ou seja, quantos clientes deixaram a empresa dentro de um determinado intervalo de tempo.
Duração do ciclo de vendas
Trata-se do tempo que uma venda leva, desde o momento do primeiro contato com o cliente (ou possível cliente) até o momento da venda. Entender quanto tempo um membro da equipe leva para vender um produto é bom para saber a eficiência de cada pessoa e também da empresa como um todo.
Aplicar os KPIs de vendas não é algo complicado e vai ajudar muito o seu negócio a se posicionar melhor no mercado e com as estratégias mais acertadas. Comece a colocá-los em prática e veja como isso será capaz de ajudar o crescimento do seu empreendimento.
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