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Na briga do Outbound x Inbound quem ganha? A resposta é: nenhum deles. E o motivo para isso é que não existe uma estratégia melhor do que a outra, inclusive, o Outbound e o Inbound se complementam e se ajudam.

Entenda melhor o que é Inbound e Outbound Marketing, quais os benefícios de cada um e tire suas próprias conclusões. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

Aqui no Brasil, o Inbound Marketing também é conhecido pelo nome de Marketing de Atração, o que já diz muito sobre o conceito dessa estratégia. Trata-se de um marketing no qual o cliente vai até você e, para isso, é preciso investir muito na criação de conteúdo.

É uma estratégia que funciona melhor no médio e longo prazo. Por exemplo, depois de um certo tempo criando conteúdo de blog com SEO, você conseguirá excelentes resultados.

E o que é Outbound Marketing?

Os anúncios nas redes sociais, no Google, o Outdoor nas ruas… tudo isso faz parte do Outbound. Percebeu alguma semelhança entre esses tipos de publicidade? Eles aparecem sem que você procure por eles, ou seja, é a empresa que vai até o cliente.

É mais indicado para momentos específicos, por exemplo, na criação de um novo perfil nas redes sociais, o lançamento de um novo produto ou serviço, divulgar algum case de sucesso e assim por diante.

Confira também: Por que a sua equipe de vendas precisa de Outbound eficiente?

Outbound x Inbound: qual funciona melhor?

Isso depende muito do momento do seu negócio. Por exemplo, se você está começando, o Outbound pode funcionar melhor. Você terá resultados mais rápidos investindo em anúncios no Instagram chamando mais pessoas para ver o perfil do empreendimento e muitos podem passar a seguir.

Porém, no longo prazo, o Inbound pode ser muito mais eficaz, pois é uma forma de criar conteúdo e mostrar a sua marca sem ter que pagar para anunciar. É uma estratégia que leva mais tempo para dar resultado, mas, em compensação, no futuro, é capaz de reduzir consideravelmente os seus gastos com anúncios.

Sabendo disso, você não precisa mais pensar em “Outbound x Inbound” mas sim, Outbound e Inbound. Uma estratégia pode e deve andar ao lado da outra, mas a depender do momento, a sua equipe precisa saber em qual delas deve dar maior ênfase.

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