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Pré-vendas: como aplicar na rotina comercial

Muita gente já ouviu falar em pós-venda, mas e em pré-vendas? Esse não é um termo muito utilizado pelas empresas, pelo menos não tanto quanto deveria ser, mas entender bem do que se trata e como aplicá-lo no dia a dia é fundamental.

As pré-vendas são, na verdade, um conjunto de estratégias e táticas para educar o cliente de forma que ele esteja pronto para realizar a compra no momento certo. É algo que pode ser aplicado naqueles prospects que acreditam não precisar do seu produto ou serviço ou que ainda não estão prontos para comprar.

Quer saber como aplicar a pré-vendas no dia a dia do seu negócio? Então, acompanhe!

Como aplicar a pré-vendas na rotina comercial?

Treine sua equipe

Após selecionar as pessoas da sua equipe que farão o papel de pré-vendedor — podendo ser uma ou mais pessoas a depender do tamanho do seu empreendimento — você precisa promover treinamento constante, especialmente se a primeira vez que vai aplicar as estratégias de pré-vendas.

Foque em desenvolver a resiliência e perseverança nessas pessoas e, acima de tudo, explique a elas como vencer as objeções dos clientes.

Aprofunde a persona

É muito importante que o pré-vendedor conheça detalhadamente a persona com a qual precisa conversar e usar seu poder de convencimento.

Para isso, pode ser necessário pedir ajuda à equipe de marketing para aprofundar essa persona. Ela pode usar informações de clientes reais, entender quais são as características em comum desses clientes e criar uma persona ainda mais fiel à realidade.

Saiba reconhecer leads

Essa é uma habilidade essencial em um pré-vendedor, afinal de contas, ele vai abordar justamente os leads.  

Por mais que o marketing prepare esses leads, muitas vezes, alguns acabam indo parar numa etapa do funil para a qual ainda não estavam preparados. O pré-vendedor deve ser capaz de reconhecê-los e identificar se estão na etapa correta ou se precisa sinalizar o setor de marketing.

Há muitas vantagens em implementar o pré-vendas no seu negócio. Por exemplo, a empresa ganha maior agilidade, otimiza a prospecção, melhora a qualificação, reduz o CAC, entre outros benefícios. Portanto, comece hoje mesmo a investir nessa estratégia.

Precisa de ajuda? Então, entre em contato com os nossos especialistas e veja como podemos aumentar as vendas da sua empresa!

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