HomeProspecção ativa: aplique esta estratégia para captar clientesBlogProspecção ativa: aplique esta estratégia para captar clientes

Prospecção ativa: aplique esta estratégia para captar clientes

Prospecção ativa é muito usada para captar clientes e nada mais é do que buscar clientes em potencial, ou seja, pessoas ou empresas que têm grandes chances de comprar com a sua empresa. Ainda que você tenha excelentes estratégias de atração, existe uma parcela que pode não chegar por meio delas.

Antes da era digital, esse tipo de prospecção de clientes era bastante comum, especialmente por meio de ligação telefônica. 

E como ela pode trazer bons resultados, listamos abaixo 5 estratégias de prospecção ativa para você colocar em prática e conquistar cada vez mais clientes! Confira!

Como fazer prospecção ativa na prática?

1. Tenha uma persona

A persona é aquele cliente ideal e que tem as características de uma pessoa que tenha mais chances de comprar. Se você já tem um público-alvo, fica mais fácil criar uma persona, pois pode pegar as informações dele. 

Com uma persona você direcionará os esforços da equipe para alguém que realmente está precisando dos seus produtos ou serviços. 

2. Saiba em quais canais de comunicação esses clientes estão

Você precisa encontrar esses clientes em algum lugar, mas primeiro, precisa descobrir onde eles estão. Hoje em dia, o melhor lugar para isso é nas redes sociais. Você pode, inicialmente, se posicionar em todas e, aos poucos, vai perceber quais estão dando mais certo. 

3. Crie um relacionamento

O comportamento do consumidor mudou e eles não querem apenas a compra, querem também a experiência. Por isso, criar um relacionamento antes de oferecer qualquer coisa para ele comprar é fundamental. Por exemplo, criar identificação pode ser uma ótima estratégia.

4. Tenha uma rotina de prospecção

A prospecção ativa precisa se tornar um hábito, ou seja, você precisa criar uma rotina para isso, seja para você ou para a equipe responsável. Pode ser uma vez na semana, duas… essa frequência vai depender muito do retorno que vai receber.

Faça testes e veja qual é a melhor frequência de prospecção para o seu negócio.

5. Peça indicações

Que tal aproveitar os clientes que já estão na sua base para pedir indicações? É uma das melhores formas de conquistar bons clientes, afinal de contas, eles foram indicados por uma pessoa conhecida, o que oferece muito mais segurança e credibilidade no momento da compra. Portanto, as chances de vendas acabam ficando maiores.

Viu como é fácil fazer prospecção ativa para captar clientes? Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar!

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP