Muitas empresas já sabem que a prospecção de vendas é essencial para se manter competitivo no mercado e ter sucesso nos negócios. Entretanto, prospectar clientes é uma tarefa que exige conhecimento e dedicação.
Por isso, neste post, vamos falar sobre a prospecção de vendas e como essa técnica pode ajudar os times comerciais a serem através da captação de leads, criação de relacionamento e fechamento de novos negócios. Separamos 3 dicas infalíveis para ser bem sucedido com prospecção de vendas. Confira!
O que é prospecção de vendas?
A prospecção de vendas nada mais é do que um processo. Ou seja, é uma técnica que envolve diversas tarefas e etapas, realizadas pelo time de vendas e pelo time de marketing. A finalidade é encontrar clientes em potencial e descobrir seus dados pessoais para realizar o contato e iniciar um relacionamento comercial.
Dessa forma, a área comercial começa a follow-up com esses prospects com o objetivo de convertê-los em clientes, ao fechar a primeira venda.
Agora que você já sabe o que é prospecção de vendas, vamos abordar algumas dicas para uma prospecção mais eficiente.
3 dicas de prospecção de vendas para aumentar suas vendas
1. Estude seu mercado de atuação
Primeiramente, é fundamental conhecer seu mercado de atuação antes de iniciar qualquer prospecção. Afinal, os perfis de consumidores mudam de tempos em tempos e as formas e hábitos de consumo também.
Uma excelente maneira de iniciar é saber dados e informações sobre o seu público-alvo e sobre seu nicho de atuação. Assim, você conseguirá se comunicar de maneira assertiva e agir de forma correta quando for abordar os novos leads. Entretanto, deve-se evitar entrar em contato ou marcar reuniões com os possíveis clientes sem saber profundamente sobre o mercado e suas características.
2. Procure oferecer soluções
Hoje em dia já se sabe que focar em vender produto é sinônimo de fracasso. Isto é, a prospecção em vendas deve ter como objetivo oferecer soluções para atender as necessidades do seu futuro cliente.
Portanto, para ter sucesso ao prospectar é importante que se faça uma pesquisa sobre a persona ou se for o caso de empresas B2B, saber sobre a empresa na qual o vendedor entrará em contato. Ao fazer isso, será possível entender como o seu produto ou serviço poderá realmente ser útil para seu cliente.
Sempre tente entender as dores e as necessidades dos seus prospects. Descubra o que eles precisam resolver e demonstre como a sua solução pode ajudar, por isso o foco deve ser em agregar valor aos seus produtos e serviços.
Falar sobre as peculiaridades da sua solução não deve ser o objetivo do seu contato, pois você precisa mostrar como o problema dele pode ser solucionado e como você está à disposição para ajudá-lo.
3 – Solicite indicações para seus atuais clientes
Ninguém melhor do que seus atuais clientes para indicar sua empresa para outros potenciais clientes, certo? Veja sua base de clientes e selecione aqueles que estão super satisfeitos e sempre compram da sua empresa. Contudo, solicite indicações de pessoas tomadoras de decisão com quem você possa fazer contato. Saiba que essa é uma das dicas mais certeiras no que diz respeito à prospecção.
Ademais, vale também fazer a prospecção de vendas para clientes de nichos específicos, indicados por empresas que você já fez negócio. Isso, servirá de case para você mostrar que você já atende empresas do mesmo segmento e tem experiência.
Invista nesse tipo de abordagem, pois vai deixar seu processo de prospecção de vendas mais fácil e eficaz. Igualmente, utilize dessa prática e compartilhe contatos com seus clientes também.
Você pode pedir que seus clientes satisfeitos façam depoimentos sobre a experiência que teve com a sua empresa. Posteriormente, você pode usar isso como prova social em seu site e redes sociais.
Nunca compre lista de contatos, afinal elas terão pessoas dos mais diversos perfis e provavelmente você perderá tempo investindo em prospects sem o perfil ideal de compra da sua empresa.
Conclusão
Agora que você conheceu 3 dicas importantes para a prospecção de vendas, fica mais fácil ser assertivo e obter melhores resultados.
Saber prospectar é importante até mesmo para os vendedores mais experientes, que possuem uma vasta carteira de clientes. Afinal, a concorrência é acirrada e ficar para trás pode trazer muitos prejuízos. Por isso, procure sempre se manter atualizado para poder oferecer um diferencial competitivo.
Colocando-as em prática você conseguirá melhores resultados financeiros, altos indicadores de desempenho e também mais motivação e produtividade para o trabalho! Confira!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e tenha entendido sobre a prospecção de vendas. Você já pode prospectar de forma mais estratégica, seguindo as etapas dos processos comerciais para ser bem sucedido em suas transações.
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