HomeNão sabe como fechar a venda? Veja esses insightsBlogNão sabe como fechar a venda? Veja esses insights

Não sabe como fechar a venda? Veja esses insights

Saber como fechar a venda é essencial para completar o ciclo comercial da empresa. Afinal, a venda só ocorre de fato quando o vendedor consegue fazer com que o lead passe pelo processo de vendas, chegando até a etapa final e converta em venda. 

Tendo isso claro, torna-se fundamental que o time de vendas saiba como aplicar as técnicas certas para fechar a venda com sucesso. Porém, como preparar o cliente para chegar até a fase  de conclusão da venda de um jeito correto? 

Neste artigo, selecionamos alguns insights para que você conheça e aplique no seu dia a dia quando houver o fechamento de uma venda. Boa leitura!

Prova social

A prova social é uma das técnicas mais utilizadas em vendas, podendo ser  aplicada de várias formas. Podemos dizer que esta é uma boa forma de fazer com que seu cliente em potencial se sinta mais seguro e confiante em fazer negócio com você.

Uma das maneiras é explicar para ele que você tem experiência em atender clientes com o mesmo porte dele, seja qual for esse porte, e que eles tiveram resultados interessantes. 

Você precisa mostrar que a sua solução pode atender as necessidades dele e que a sua intenção é deixá-lo satisfeito fazendo com que ele conquiste os resultados esperados. 

Prove que você entende do segmento dele e que já está acostumado a fechar negócios com quem tem características semelhantes de necessidade. Ou seja, quanto maior for essa identificação, mais seguro o comprador vai se sentir em comprar com você. 

Escuta ativa

Sabemos que por diversos motivos, as pessoas têm muita dificuldade para escutar o outro com a atenção necessária e na área de vendas isso não é diferente, Entretanto, quando uma pessoa percebe que é ouvida e compreendida, automaticamente ela valoriza mais a conversa. Assim, passa a confiar mais no interlocutor e também se sente mais à vontade para ouvir o que ele tem a dizer.

Isto é, acaba gerando boas sensações para que você consiga entrar em contato com seu prospect de forma mais assertiva. Ao saber ouvir, você gera rapport e consegue criar uma relação de confiança, conquistando a atenção do possível comprador.

Escassez

Ao gerar o gatilho de escassez para fechar a venda, muito provavelmente você irá gerar também o senso de urgência, que é outra técnica que falaremos logo mais. 

Naturalmente todo mundo tem medo de perder algo e é isso que faz com que esse gatilho se torne importante. 

A escassez se torna mais eficiente se há uma necessidade a ser atendida. Um exemplo desse gatilho é informar ao cliente que a proposta oferecida tem validade. Ou seja, quanto maior a necessidade dele, mais esse gatilho de escassez vai funcionar. Mas, não minta para o comprador, nesse caso a questão do prazo da proposta tem que ser verdadeira e não somente para pressioná-lo. Por isso, esses gatilhos devem ser criados previamente para que sejam utilizados de forma honesta e correta.

Senso de urgência

Como dito no insight anterior, outra técnica válida para fechar a venda é o senso de urgência. Seria nesse momento que é usado a dúvida e a incerteza para criar esse urgência e fechar a venda. 

Todos nós adquirimos algum produto ou serviço por alguma razão. Contudo, geralmente compramos algo com urgência quando compreendemos que precisamos desta solução. Isto é, quando percebemos isso, a compra certamente ocorrerá.

A partir dessa necessidade, que todos nós temos, inclusive seu comprador, o processo de compra e o fechamento da venda pode ocorrer mais facilmente.

Fechamento Direto

Por último vamos falar da técnica de fechamento direto. Trata-se de uma ação mais agressiva e portanto deve ser realizada com cautela. 

Neste caso, a grande questão envolve fazer as perguntas certas que exijam uma decisão rápida.

Por exemplo, após ter abordado o comprador e está em processo de negociação mas ele ainda não se resolveu, você pode perguntar a ele se você pode mandar o contrato até o fim do dia. Facilite para que ele não faça objeções e decida por assinar logo o contrato. Envie o contrato por e-mail, pelo celular, o que for de mais fácil acesso a ele, para que ele não se prolongue ainda mais e você possa fechar a venda. 

Fechar a venda com bons insights

Saber fechar a venda é determinante para os bons resultados de um negócio. Portanto, ter um time de vendas experiente e que utiliza as técnicas e gatilhos certos para fazer com que o comprador converta é imprescindível para a área comercial. 

Aproveite todos os insights apresentados e explore cada um deles. Com a prática é possível aplicar de maneira correta e melhorar a alta performance da equipe.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Se você quer saber mais sobre como potencializar seu processo de vendas, basta clicar aqui.

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP