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O trabalho remoto está se tornando cada vez mais comum tanto nos ambientes corporativos quanto no trabalho autônomo. Além de estar sendo uma ótima saída para  muitos nesse momento de isolamento social relacionado a pandemia do novo coronavírus.

Como essa forma de trabalho é nova para muita gente, muitos devem se perguntar como operacionalizar o que antes geralmente era só feito dentro da empresa. 

E para o time de vendas, como é possível manter a produtividade neste novo formato de trabalho?

Hoje neste post, você vai saber mais sobre as ferramentas úteis para trabalho remoto e muito viável para o time de vendas. Tendo em vista que ajudará muito a manter o time engajado e produtivo mesmo nesse período difícil. 

Ademais, existe a versão gratuita da maioria destas plataformas, o que permite que todos façam testes e avaliem o desempenho de cada uma delas. 

Ferramentas para trabalho remoto do time vendas ser mais produtivo

Cisco WebEx Meetings

Ferramenta utilizada para videoconferências, a WebEx, da Cisco, permite que você realize e participe de reuniões e encontros virtuais em equipes de forma remota. Nela você consegue fazer o compartilhamento de tela e arquivos, além de chamadas em áudio e vídeo. 

A WebEx permite também a entrada em reuniões sem que seja necessário baixar o aplicativo. 

Com o propósito de facilitar ainda mais o trabalho remoto do time de vendas, é possível integrar outros aplicativos a esta plataforma, como por exemplo o Google Calendar e o Slack (falaremos dele daqui a pouco).

A versão gratuita da ferramenta atualmente suporta reuniões com até 100 participantes, sala pessoal, compartilhamento de tela e vídeo em HD. Há também a versão paga com muito mais recursos.

Google Drive

E falando em trabalho remoto, você com certeza vai precisar ter acesso aos seus arquivos em qualquer lugar que você esteja, certo? Seja no seu notebook, no computador da empresa, no tablet ou no celular. E, nada melhor como ter as informações que você precisa de forma rápida, podendo modificar os documentos e até compartilhá-los. 

Na verdade, isso é o que o Google Drive pode fazer pelo time de vendas. Em um drive armazenado em nuvem, é possível criar agendas, planilhas, documentos de texto, apresentação de slides e muito mais.

Sobretudo, a plataforma permite que você organize todos os arquivos, além de fotos e vídeos e compartilhe facilmente com os membros do time de vendas, que conseguem editar de forma em tempo real.

A ferramenta pode ser usada de forma gratuita. Portanto, basta criar uma conta Gmail e logo você terá acesso ao Google Drive. Logo, você poderá manter a produtividade em vendas.  

 Slack

O Slack têm como objetivo facilitar a comunicação empresarial e as reuniões ficam mais com perfil de escritório virtual. A plataforma permite conversas em janelas privadas entre pessoas do mesmo grupo e também reuniões entre duas pessoas ou em grupo.

Em período de quarentena, o isolamento social pode fazer com que muitas pessoas sintam falta da interação social. Com essa ferramenta, as pessoas que realizam o trabalho remoto podem manter contato e a equipe ficará mais feliz, sem que afete a produtividade

Trello 

A fim de gerenciar e organizar as tarefas do dia a dia, o Trello é uma plataforma que chegou para ficar.  Muitas empresas já são adeptas pois é possível disponibilizar e dividir as atividades individuais e em equipe. E, todos podem acompanhar o andamento das tarefas remotamente.

Em princípio seu dashboard é formado por quadros com listas de tarefas, representadas por cartões que podem ser transferidos de uma lista para outra, conforme os trabalhos evoluem, o que ajuda a manter a produtividade do time de vendas. Há várias opções de customização e pode ser modificada conforme as demandas de cada membro.

Gostou de conhecer as ferramentas? Saiba que é totalmente possível realizar o trabalho remoto do time de vendas e ainda sim manter a produtividade mesmo nesse momento delicado em que estamos vivendo.