A prospecção ativa nada mais é do que entrar em contato com o cliente. Ou seja, é a empresa que vai até o cliente. Mas não estamos falando de qualquer contato, mas sim daquele em que há maiores chances de fechar um negócio.
As equipes podem levar bastante tempo realizando a prospecção ativa e, por isso, o ideal é que uma grande porcentagem desse esforço seja convertido em vendas.
Separamos abaixo as principais dicas de prospecção ativa que vão te ajudar a vender mais!
Converta leads em clientes com prospecção ativa
1. Pesquise detalhadamente o seu público-alvo
Se a sua equipe de vendas fica perdendo tempo e energia entrando em contato com clientes que nem mesmo estão precisando do seu produto ou serviço (ou precisam, mas não sabem disso), então a sua empresa está perdendo dinheiro.
A prospecção ativa converte melhor em vendas quando é feita de maneira mais certeira. Afinal de contas, as chances de vender para aquela pessoa que já baixou o seu ebook são muito maiores quando comparado a alguém que nunca ouviu falar do seu negócio.
2. Selecione os melhores canais
Para fazer contato com o cliente por meio da prospecção ativa, você precisa entender quais são os melhores canais de comunicação. Isso você vai descobrir por meio da análise de métricas.
Telefonemas, e-mails, redes sociais… esses são alguns dos locais. Se você tem uma equipe pequena, dificilmente vai conseguir abarcar todos os meios de comunicação da melhor forma. Por isso, a nossa dica para esse caso é que você analise as métricas, veja qual canal converte melhor e concentre-se nele.
3. Faça ajustes
Ao iniciar uma estratégia de prospecção ativa, normalmente, traçamos um planejamento no qual terá todo o detalhamento de como essa prospecção vai acontecer.
Porém, nem sempre esse plano traçado funciona. Possivelmente, você vai encontrar algum detalhe ou outro que precisa ser modificado para aperfeiçoar o processo. Isso costuma aparecer com o tempo, é só ficar atento e ouvir sempre a sua equipe.
A prospecção ativa é, sem dúvida alguma, uma ótima maneira de aumentar as vendas do seu negócio. Você só precisa encontrar qual é a melhor estratégia para para sua equipe e seus leads.
Precisa de ajuda para converter mais pessoas em clientes? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas!