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Seu potencial cliente é a peça chave mais importante do seu negócio, afinal é através dele que irão surgir as oportunidades de vendas. 

Saber quem é seu cliente em potencial é ter noção de quem tem características favoráveis para adquirir seu produto ou serviço. Ou seja, para quem sua solução faz sentido e atenderá às expectativas.Entretanto, encontrar esses prospects exige dedicação e aplicação das estratégias de vendas certas. 

Toda empresa quer saber onde estão seus melhores clientes, mas pode ser uma tarefa não tão fácil assim. Há uma jornada a ser percorrida, mas que sendo feita de forma assertiva, você irá conquistar bons resultados.

Neste post, vamos explicar melhor sobre o potencial cliente e como você pode identificá-lo com mais facilidade. Vamos conferir?

Quem é seu potencial cliente?

Trata-se de uma empresa (no caso de B2B) ou pessoas (B2C) que tenham aderência com a sua solução, seja um produto ou serviço. 

Todavia, vale ressaltar que esse seu prospect ainda não comprou de você, mas ele possui o perfil ideal para fechar negócio. 

A grande dificuldade das áreas de vendas muitas vezes é ver de forma clara esses clientes em potencial. Neste caso, para identificar é fundamental escolher algumas estratégias e colocá-las em prática.

Saiba porque é essencial encontrar o seu potencial cliente

Além do óbvio, que é poder aumentar suas vendas, encontrar seu potencial cliente é importante para poder criar uma relação e estreitá-la à medida que as negociações vão avançando e ele vai seguindo para os próximos estágios do funil de vendas.  

Ao saber mais sobre ele, quais são suas necessidades, seus desafios e suas dores, torna-se mais fácil saber se a sua solução vai de encontro com o que ele precisa. 

Dessa forma, você consegue apresentar uma maior variedade de produtos/serviços que façam sentido para ele, fazendo com que a experiência dele com a sua empresa se torne inesquecível e grandes chances de ocorrer a recompra em outro momento.

Como encontrar seu potencial cliente? 

Veja a seguir algumas dicas para você conseguir encontrar seu futuro cliente:

Faça segmentação de mercado 

Primeiramente, você deve estudar seu mercado, fazer a segmentação de acordo com os objetivos da empresa e determinar o nicho de atuação.

Já ouviu aquela velha frase “Quem quer vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém.”? Pois é, não queria abraçar o mundo acreditando que sair vendendo para qualquer pessoa vai fazer você fechar mais vendas.

Saber exatamente para quem vender e como vender é imprescindível é que fará você se destacar da concorrência e ganhar alguns passos à frente. 

Ao fazer a segmentação de mercado, fica mais fácil conhecer melhor seu público e consequentemente seu potencial cliente. Assim, é possível ter um processo de vendas focado no cliente.

Fique de olho na concorrência

Acompanhar o que a concorrência está vendendo, fazendo e quais são seus clientes é muito importante para o seu negócio, pois estar antenado ao mercado servirá como base para você analisar como sua empresa está se saindo perante ao mercado. 

Você pode conhecer melhor a concorrência e seus clientes em feiras de negócios. Geralmente são bons lugares para conhecer novos potenciais clientes e começar a interagir com eles.

Pesquise e mapeie as necessidades

Saber interagir com seu público é extremamente necessário para descobrir suas necessidades e dores. Além das feiras de negócios e eventos, outra forma de encontrar seu potencial cliente e interagir com ele é através das redes sociais.

No caso de empresas B2B, estar no Linkedin pode te ajudar a encontrar prospects com potencial para consumir sua solução. 

Converse com estas pessoas, crie grupos, faça postagens de interesse desse público. Aos poucos sua rede de contatos vai aumentando e você começa a aparecer cada vez mais. Além disso, faça muita pesquisa, só assim você terá conhecimento das dores dos potenciais clientes e poderá fazer as adequações necessárias para atendê-lo. 

 Atraia para converter

Agora que você já sabe mais sobre seu potencial cliente, você precisa de estratégias para atraí-lo até você. 

Uma das estratégias que pode trazer bons retornos é a utilização de Inbound Marketing. Trata-se de ações de marketing que têm como finalidade atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

Ao criar conteúdos e materiais ricos fazendo utilização de técnicas de SEO, aumentam suas chances de atrair seu potencial cliente para seu site. Faça o uso de landing pages também, assim você consegue oferecer algum material de interesse dele em troca de algum meio de contato (telefone, e-mail, etc). Havendo essa troca de interesses, ele permite que você comece a interagir melhor com ele e a fortalecer esse relacionamento.

Faça com que seu potencial cliente avance na jornada de compra

Ao converter o prospect em lead, você já pode passar para o próximo passo que é a nutrição. Isto é, insira esse lead em um fluxo de nutrição e envie, no qual será enviado para ele periodicamente conteúdos com mais informações e mais aprofundados. Assim, você consegue deixá-lo mais interessado e conforme ele for interagindo e abrindo os seus e-mails, por exemplo, ele automaticamente vai avançando na jornada de compra.

Feito isso, chegou o momento de contar com o time de SDR (Sales Development Representative). Depois de nutrido e passar nas etapas da jornada, o setor de marketing passa o bastão para o setor de vendas e encaminha esse lead.

O papel do SDR é entrar em contato com o lead em questão para saber das reais necessidades e expectativas deste potencial cliente.

Faça registro e guarde os históricos

Ao adotar a prática de registrar toda a interação com esse potencial cliente, é possível analisar as ações que fizeram sentido e deram certo e as que não deram bom resultado e podem ser descartadas. 

Tendo esse hábito de ter os históricos de contatos com seus prospects e leads, você não vai perder mais tempo com estratégias que não funcionam. Ademais, evitará desperdício de verba em campanhas erradas que não performaram conforme o esperado. Fazendo esses registros, você pode compartilhar esse conhecimento com outros membros da equipe de marketing e de vendas, pois ambos setores precisam estar sempre alinhados e em contato. 

Agora que você viu as dicas, que tal começar a aplicar as novas estratégias para identificar seu potencial cliente? 

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