O CRM é a sigla para Customer Relationship Management, com tradução em português – Gestão de Relacionamento com o Cliente, que na verdade têm a ver com softwares, processos, estratégias voltadas para gerenciar o relacionamento com os clientes a fim de satisfazer e fidelizar, melhorando a qualidade dos serviços e aumentando os lucros da empresa.
Considerada uma das plataformas mais importantes e atuais para o mundo corporativo, ele utiliza as informações da base de clientes para gerenciar os leads, os fluxos e as oportunidades de vendas no mesmo painel.
Sabemos que as vendas são a base que mantém qualquer empresa. Não basta ter um excelente produto ou serviço, processos eficientes mas a área comercial não converte em vendas.
É por isso que o CRM é uma ótima ferramenta para ter uma visão mais ampla dos negócios e muito mais controle sobre o relacionamento com clientes e os processo de vendas.
Mas o que de fato faz o CRM?
Ele retém as informações de atuais e potenciais clientes, suas atividades e pontos de contato ao longo do processo, seja visitas, ligações, e-mails, entre outras interações.
Porém, ela também reúne e integra dados importantes para preparar e atualizar as equipes de vendas com informações e histórico dos clientes.
Quais os benefícios do CRM?
Um dos grandes benefícios como software de gestão, é a criação de um grande e importante banco de dados. Esse banco de dados permite que várias áreas como vendas e marketing, por exemplo, estejam atualizados sobre o perfil de cada cliente.
Outro ponto positivo dessa ferramenta é a praticidade. Através de uma única plataforma, você consegue gerir a forma como o seu negócio se relaciona com o determinado cliente.
Conheça os tipos de CRM
Quando se fala em tipos de CRM, há duas formas que as empresas podem optar de acordo com as necessidades e orçamento disponível:
CRM Local
Também chamado de CRM On-Premise, o CRM Local é mantido em um servidor físico dentro da empresa, onde o TI precisa realizar manutenção própria. Nessa situação, é preciso que seja instalado o software de CRM no servidor ou em um computador que seja utilizado para essa função.
CRM na Nuvem
Baseado em cloud computing, o CRM na Nuvem ou Cloud em inglês, é um CRM online e, que não precisa ser instalado em nenhum computador e não necessita de manutenção por parte do setor de TI da empresa. O CRM online também pode ser chamado de software como serviço (SaaS), tendo em vista que toda a infraestrutura é gerenciada de forma remota.
Com um CRM na nuvem, basta acessar a página de login em qualquer dispositivo ou pelo aplicativo, através do navegador.
E o que é CRM de Vendas?
O CRM de vendas têm seu foco no processo comercial, no qual ele já passou pelo marketing e agora está na fase do contato com sua equipe de vendas.
O objetivo é através do funil de vendas, controlar o fluxo dos leads que percorrem por ele.
Veja abaixo as funcionalidades mais comuns encontradas no CRM de vendas:
- agenda pública para o vendedor marcar uma demonstração com determinado lead;
- assinatura eletrônica de documentos;
- cadastros de empresas, pessoas e as oportunidades;
- dashboards de produtividade da equipe de vendas;
- funil de vendas em formato kanban;
- gerador de propostas;
- integração com outros sistemas;
- relatórios de vendas;
- timeline de eventos do lead;
- vídeo conferência online.
O que é um CRM de Marketing?
O sistema de CRM de Marketing está direcionado para as ações de atração e nutrição de potenciais clientes, além de dar suporte aos processos de inbound marketing.
Conhecidos também como softwares de automação de marketing, ele têm funcionalidades como:
- acompanhamento de palavras-chaves;
- avaliação de SEO das páginas do site;
- cadastro de leads com timeline;
- campanhas de email marketing;
- desenho de fluxos de automação de email;
- integração com CRM de vendas;
- pontuação de lead scoring;
- publicação e monitoramento em redes sociais;
- relatórios;
- widgets de captura de leads.
CRM e Atendimento ao Cliente
O Atendimento ao cliente está relacionado a todo o suporte oferecido aos seus clientes durante toda a jornada de compra.
Para todo e qualquer relacionamento com o cliente é necessário o atendimento. A empresa precisa estar atenta e preparada para solucionar os problemas de forma ágil. Com ele direcionado no atendimento 360º, é possível oferecer um atendimento fácil e disponível a qualquer hora do dia e em qualquer dispositivos.
A minha empresa precisa de um CRM?
As empresas que não fazem uso de uma plataforma de CRM podem acabar perdendo o controle sobre os processos de vendas. É de fundamental importância para desenvolvimento da empresa. É ele que fornecerá os dados relevantes para o acompanhamento do crescimento dos negócios. Ele deve ser aplicado e explorado de verdade, utilizando todas as sua funcionalidades na prática para que os resultados apareçam.
Investir em uma boa plataforma é de fato garantia de um bom retorno para sua empresa.
Engajando sua força de vendas ao CRM
Para que seu time de vendas utilizem de fato a ferramenta, é necessário que seja um sistema completo porém de fácil usabilidade e que não precise necessariamente de treinamento para começar a utilizar,
Além do fato de proporcionar agilidade no trabalho, onde é possível o acesso remoto, um bom ajuda na centralização de informações, na gestão do funil de vendas e no follow-up.