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O SDR é um profissional extremamente importante para o processo comercial. Por atuar na área de pré-venda, ele é o responsável pela entrega de leads qualificados e prontos para o representante de vendas entre em contato. Ou seja, o trabalho de Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas), é essencial para os ciclos de vendas e consequentemente para converter mais.

Qualificar os leads de forma assertiva é imprescindível para que um negócio realize boas vendas. Afinal, realizar os primeiros contatos é o que vai criar uma relação com o lead e assim torná-lo cliente. Ao adotar essa estratégia, é preciso ter no time um profissional com expertise, como no caso é o SDR.

Para que você saiba porque sua empresa precisa de um SDR, vamos falar um pouco mais sobre esse profissional neste post.

O que é um SDR?

Como dito anteriormente, SDR é a sigla que denomina o profissional que atua diretamente na avaliação e atribuição dos leads que entram na base. Contudo, seu trabalho é analisar se o lead em questão está no momento certo e se tem o perfil para um potencial cliente. 

Dependendo da estratégia e das ações de Outbound e Inbound Marketing, muitos leads podem entrar na base diariamente. Com essa demanda, o trabalho do time comercial aumenta significativamente. Por isso, é importante ter um SDR focado em apenas qualificar os leads.

O SDR precisa ter perfil analítico, além de vasta experiência em ações de marketing focadas em atrair leads. Sobretudo, por esse profissional atuar de forma muito específica, ele precisa ser muito bom em analisar, qualificar e realizar o primeiro contato. 

Qual é o papel de um SDR?

Os leads que entram base de contatos de uma empresa deve ser analisado adequadamente. Todavia, o ideal é que o lead tenha alguma caraterística que esteja diretamente ligada ao perfil do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa realiza vendas B2B, o correto é que o lead seja também uma empresa e não o consumidor final. 

Mas nem sempre é o que acontece. Dependendo do tipo de conteúdo desenvolvido ou ação a ser realizada, você pode atrair tanto uma empresa quanto uma pessoa que tenha interesse em conhecer a sua solução. Porém, como diferenciá-los quando eles entram na sua base?

Primeiramente, qualquer estratégia de atração deve conter um formulário. Seja, um pop-up, um e-book ou qualquer outra ação, deve conter uma landing page solicitando alguns dados do lead para que em troca ele receba o material ou acesso. Isto é, são esses formulários com perguntas estratégicas que vão ajudar a entender qual é o real interesse do lead e qual o perfil de consumo dele. Ao fazer isso, os leads com melhor perfil vão chegar ao SDR, facilitando seu trabalho de análise e qualificação. 

Assim que o SDR qualificar devidamente esse lead, ele mesmo fará o contato inicial.  Ao passo que ele analisa, ele saberá qual deles têm mais chances de se tornar um cliente. Em seguida, ele faz o primeiro contato que seja possível saber sobre suas necessidades, dores e intenções.

Ao entrar em contato e descobrir que o produto ou serviço que sua empresa oferece atende as expectativas do lead, o SDR preparar esse contato para ser conduzido ao time de vendas. De fato, ao realizar de forma assertiva a qualificação do lead, o SDR facilita o trabalho do representante de vendas.

Por que sua empresa precisa de um SDR?

A função de um profissional de pré-venda ou SDR, é muito importante para que o funil de vendas aconteça conforme o esperado. 

Qualquer empresa vai garantir melhores resultados com um SDR pois ele o responsável por avaliar  quando surge de fato uma boa oportunidade de negócio para a empresa. De tal forma que, na fase em que ele qualifica o lead, é esse profissional quem afirma se tal contato é uma perspectiva de venda promissora ou não.

Portanto, sua grande função é entregar ao representante de vendas os leads com grandes chances de conversão.

Outra vantagem de se ter um SDR, é que o trabalho que ele realiza pode diminuir a taxa de churn rate da sua empresa. Qual empresa não tem interesse na redução de cancelamentos de serviços? O profissional de pré-vendas ao atuar com eficiência na qualificação, diminui as chances da empresa vender para alguém que não esteja qualificado.

Não podemos negar que, um dos papéis fundamentais do SDR é a entrega de leads qualificados aos vendedores. É provável que essa é a atividade mais importante da sua função. Ao realizar a qualificação dos leads. o SDR  dá o passo inicial no ciclo de vendas. Desse modo, quanto mais leads qualificados ele passa para o time de vendas, maiores as oportunidades de fechar negócio. O SDR deve ter a preocupação de melhorar sua performance de qualificação regularmente. 

Por fim, outro grande benefício ao ter um SDR em sua empresa, é que ele ajuda de forma significativa na definição do perfil de cliente ideal para a empresa. Em outras palavras, a atuação dele nesse caso, é desenvolver um modelo com as características que mais aparecem entre leads que são considerados qualificados.

Por consequência, ao ter em mãos o perfil de cliente ideal, mais assertivos serão os formulários e as abordagens, aumentando as chances de conversão. 

Conclusão

Agora que você já sabe porque a sua empresa precisa de um SDR, que tal adotar essa estratégia o quanto antes? 

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