As empresas que investem para automatizar a prospecção de clientes, acabam melhorando a performance dos vendedores, pois retiram essa atividade do time e repassam esse processo para uma inteligência artificial.
Muitos ainda não acreditam que seja possível fazer essa mudança de forma assertiva. Porém, cada vez mais se torna mais comum a automação de tarefas desse tipo.
Com a chegada das novas tecnologias, muitas companhias estão tendo que se modernizar, afinal quem não acompanha a evolução, acaba ficando para trás e perdendo competitividade.
A automação de tarefas e processos veio para facilitar e agilizar o que hoje em dia é feito manualmente e acaba se perdendo muito tempo. Portanto, essas demandas repetitivas serão cada vez mais substituídas por sistemas automatizados.
Durante muito tempo esse tipo de tecnologia era mais visto em outros segmentos, entretanto atualmente ela já é utilizada em outras áreas inclusive na comercial e em especial para automatizar a prospecção de clientes.
Vantagens ao automatizar a prospecção de clientes
Primeiramente, uma das grandes vantagens em automatizar a prospecção é a economia de tempo.
Estudos apontam que um vendedor passa em torno de 60% do seu tempo prospectando. Por isso, muitas empresas não conseguem aumentar suas vendas. Tendo em vista que esse profissional passa mais tempo prospectando do que vendendo efetivamente.
Outro benefício da automação é justamente permitir que o time de vendas foque somente em uma tarefa. Ao tirar o processo de prospecção das mãos dos vendedores, eles ganham mais liberdade para se envolver no processo de venda que envolve pesquisa, compreensão da necessidade do lead, qualificação do prospect, elaboração de proposta, reuniões, negociações, fazer follow-ups, entre outros.
Como automatizar a prospecção?
Há algumas maneiras de automatizar a prospecção de clientes, veja a seguir algumas delas:
Analise o comportamento de seus prospects
A fim de automatizar a prospecção com eficiência, é fundamental que você analise os padrões de comportamento do seu lead. Ademais, outro ponto importante é a escolha dos gatilhos certos para o planejamento de novas ações para manter o relacionamento saudável com os seus potenciais clientes.
Através do estudo do comportamento do lead com seus materiais ricos, automaticamente serão acionados os gatilhos essenciais para evoluir o relacionamento com ele.
Para fazer esse acompanhamento das ações dos prospects através de seu site e de suas redes sociais, por exemplo.
Faça uso do lead scoring
Ao definir uma pontuação de acordo com as ações do lead, é possível segmentá-los de acordo com as necessidades da empresa.
O lead scoring é uma metodologia, onde quanto melhor for a pontuação do lead mais qualificado ele será, ou seja, conforme for o comportamento, os leads acabam sendo requalificados de tempos em tempos.
Quando um prospect chega a um número x de pontos definido por sua empresa, ele se torna um “lead qualificado”, estando pronto para ser repassado para a equipe de vendas.
Já os prospects que estão na fase inicial são nutridos com informações de qualidade para transitarem de etapa no funil de vendas.
O uso desse processo é muito importante para prospecção tanto em ações de outbound quanto de inbound.
Saiba falar com seu lead
Uma ferramenta que auxilia muito durante todo o processo de prospecção, é um roteiro de vendas. Afinal, seu time precisa estar sempre amparado de ferramentas que facilitem o diálogo com seu lead.
Através dele, é possível dar suporte ao time de vendas, tornando mais fáceis os contatos com seus leads.
Contratação de empresa especializada em prospecção de clientes
No mercado já existem empresas especializadas em prospecção de clientes. Após a contratação, ela passa a realizar todo o processo de prospecção, entregando os leads mais qualificados diretamente para sua empresa.
Isso ocorre quando você passa as orientações sobre o perfil de cliente ideal para que este seja procurado e então essa empresa contratada irá buscar maneiras de colocar esse lead diretamente em contato com seus vendedores.
Ao contratar uma empresa especializada, o time de vendas pode colocar todos os esforços apenas em vender. Outro benefício é que essas empresas colocam em prática diversas estratégias e novas formas de encontrar novos clientes, pois são experts nesse tipo de atividade.
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