Ter uma estratégia de vendas bem elaborada exige levar em consideração muitas variáveis, entre elas, as metas. As metas são objetivos a cumprir dentro de um determinado espaço de tempo.
As metas são palpáveis, são estabelecidas em números, por exemplo, vender 3% acima do valor do mês passado dentro deste mês, ou atingir a marca dos 6 dígitos em 5 meses.
Quer aprender a usar metas para construir a estratégia de vendas da sua empresa? Então, confira abaixo as dicas!
7 dicas de estratégia de vendas para colocar em prática
1. Faça uma análise de mercado e depois cria sua estratégia de vendas
Entender como está o seu nicho de mercado é essencial para estabelecer metas alcançáveis. Afinal de contas, não adianta criar metas absurdas, algo que só vai trazer frustração e desmotivação para a equipe. Duas coisas que nenhum empreendedor quer.
Você tem que se fazer, pelo menos, duas perguntas:
- Qual o percentual de crescimento médio do nicho na sua região?
- Qual a previsão de expansão para os próximos meses e ano?
Trace as metas da sua empresa com base nessas respostas.
2. Calcule a sua capacidade de venda e de entrega
As metas também precisam estar de acordo com a capacidade de entrega da empresa.
Não adianta muito traçar uma meta que nunca será alcançada já que o seu negócio não tem a capacidade suficiente para isso ainda.
E não estamos falando apenas da capacidade de produto ou quantidade do estoque. Quando se trata de serviços, por exemplo, você deve ter uma equipe capaz de fazer a entrega estabelecida.
3. Trabalhe com cenários
Pensar em diversas possibilidades nunca foi algo tão real. Diversas pessoas foram pegas de surpresa com o cenário da Pandemia da Covid-19.
Portanto, imaginar diversos cenários é se colocar à frente, pensar um passo mais adiante e evitar surpresas indesejadas e que podem influenciar negativamente nos seus resultados, ou seja, reduzir suas vendas.
Você também pode tomar como base o cenário da sua própria empresa, quanto ela vem crescendo nos últimos anos, se há períodos de crescimento maior ou menor.
4. Estratégia de vendas precisa de avaliação constante
Traçar metas e vão ficar analisando se elas estão de acordo com o momento é uma forma completamente errada de montar uma boa estratégia de vendas.
Isso vale, especialmente, para vendas no digital. Nesse mundo online, os desejos do consumidor e a forma de ele comprar mudam de forma bem rápida.
Por isso, avalie constantemente as suas metas. Você pode estabelecer um período. Por exemplo, analisar as metas de curto prazo e a partir disso, moldar as de médio e longo prazo.
5. Documente as metas
Tudo o que for traçado para as metas deve ser documentado.
No início, vai até parecer um trabalho desnecessário, afinal de contas, para que analisar metas antigas?
É justamente para traçar as novas metas. Analisando o que já aconteceu ficará mais claro o que foi feito de errado e não repetir e o que foi feito da forma correta, o que pode ser melhorado.
Assim, ter tudo documentado consegue oferecer um feedback bastante valioso para os resultados das vendas.
6. Determine um objetivo
Muita gente confunde objetivo com metas, mas são coisas bem diferentes.
Enquanto as metas são palpáveis e bem determinadas, os objetivos não são. Eles são mais abstratos, por exemplo, o seu objetivo é aumentar as vendas. Como isso será alcançado é que são as metas.
Mas não é possível traçar as metas sem ter um objetivo, por isso, na hora de montar a sua estratégia de vendas, ele é mais do que necessário.
7. Divida as oportunidades entre os colaboradores
Essa é uma parte um pouco complicada de estabelecer, mas que deve ser feita com muito cuidado.
A ideia é traçar metas mais ousadas para os mais antigos funcionários e menos ousadas para aqueles que são mais novos na casa. Afinal de contas, quem está há mais tempo tem maiores condições de vender mais.
Por isso, é importante dividir as metas pensando nesses fatores e também nas localizações das lojas e dos vendedores por setor.
Traçar metas e construir uma boa estratégia de vendas não é algo complexo, mas que exige tempo, trabalho em equipe e colaboração. Reúna os colaboradores e comece o planejamento. Depois disso, tudo ficará muito mais simples de colocar em prática.
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