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Metas e Prospecção: o caminho para o crescimento empresarial

Tempo de leitura: 15 min.

Neste artigo você saber mais sobre Metas e Prospecção: o caminho para o crescimento empresarial.

Ter metas e prospecção é, sem dúvidas, duas coisas importantes para o sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas, as metas fazem parte dos objetivos e a prospecção vai ajudá-lo a encontrar mais clientes e, consequentemente, vender mais.

Metas e Prospecção: O Caminho para o Crescimento Empresarial

Neste conteúdo, a Prospecta Nerus te ajuda a criar as metas do seu negócio e também te dá dicas de como prospectar cada vez mais clientes. Confira.

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O que são metas?

Para criar as metas, primeiro é preciso saber o que elas são. As metas são como partes do objetivo, fragmentos dele. Elas podem ser ainda divididas em metas de curto, médio e longo prazo a depender do objetivo.

As metas não só podem, como devem ser estabelecidas por setor, afinal de contas, cada um possui um objetivo diferente, então, as metas também precisam se adequar.

Por exemplo, não faz nenhum sentido criar uma meta do tipo “vender 10% a mais que no ano anterior” para o setor de RH ou financeiro. Essa pode ser uma meta que se encaixa bem em outros setores como o de vendas e também o de atendimento a depender de como é o funcionamento da empresa.

Qual a diferença entre metas e objetivos?

Esses dois conceitos costumam ser bem confundidos por serem parecidos, mas são diferentes e para criar as metas do seu negócio é preciso entender bem o conceito de cada um.

Objetivos são mais abstratos, por exemplo, o objetivo para a empresa é se tornar uma referência no mercado no qual atua. Mas, como chegar lá? É aí que entram as metas.

As metas são quantitativas e específicas, elas estabelecem um valor e ajudam a criar os caminhos para alcançar os objetivos. Com base no acima citado, podemos colocar como metas para o setor de marketing, por exemplo, criar 4 conteúdos de blog post por mês e 1 ebook a cada 2 meses.

Percebeu como as metas têm números? E podemos falar que elas são metas de curto prazo. Podemos pensar também em médio prazo, por exemplo, para serem cumpridas num intervalo de 1 ano ou de longo prazo, que devem ser alcançadas em 5 anos.

Como estabelecer as metas do negócio?

Bom, o primeiro passo é estabelecer o objetivo (que também pode ser para cada setor). Podemos pegar como exemplo, o setor de vendas, e estabelecer como objetivo vender mais.

A partir disso, você deve usar as metas para ajudar no direcionamento da equipe e traçar um caminho para alcançá-las e existe uma maneira mais simples de fazer isso. Veja abaixo um passo a passo.

Passo 1: saiba como a empresa está no momento

Para criar uma meta possível de ser cumprida, você precisa, antes de mais nada, analisar a situação atual do seu negócio.

É praticamente impossível uma empresa que tem um aumento nas vendas de 1% ao ano estabelecer um crescimento de vendas anual em 50%. Portanto, antes de qualquer coisa, veja como a empresa se comporta ao longo dos anos, trace uma média e estabeleça a meta.

Passo 2: a meta precisa ser alcançável

Colocar metas muito elevadas, muito além do que a empresa costuma alcançar é uma péssima forma de criar uma meta. Até porque, quando a meta é inalcançável, os seus funcionários vão se sentir desmotivados.

Passo 3: analise o mercado

Cada mercado possui um ritmo de crescimento médio e tende a diferir de um para o outro. Por exemplo, se formos comparar um mercado de automóveis com o de alimentos (considerando o cliente final), vamos perceber que a quantidade de produtos vendidos é muito maior no de alimentos, mas isso não significa que seu faturamento seja maior.

Portanto, com base no seu produto ou serviço e no mercado, você deve estabelecer uma meta que seja compatível com o setor de atuação da empresa.

Passo 4: avalie a capacidade da sua equipe

A sua equipe de vendas está em constante atualização? Ela é capaz de aplicar, no dia a dia, as estratégias de vendas que são mais apropriadas para cada situação? Ela se interessa em conhecer cada vez mais o cliente e o produto/serviço para atendê-lo da melhor forma possível?

Todos esses pontos (e outros) precisam ser avaliados antes de criar as metas do seu negócio. Pode ser que, durante essa análise, você perceba que a meta que deseja criar é elevada demais ou baixa demais para sua equipe.

E a prospecção? Onde fica?

Começamos o conteúdo falando sobre metas e prospecção, mas até agora só falamos das metas. Pois bem, então vamos focar agora na prospecção, afinal de contas, de nada adianta traçar as metas de vendas e não ir em busca de novos clientes.

Podemos dividir a prospecção em duas categorias:

  • passiva: nesse caso, é o cliente que procura a empresa, normalmente, de forma online e a encontra por meio de conteúdo otimizado em SEO criado no Google, nas redes sociais e assim por diante;
  • ativa: aqui é o contrário, pois é a empresa que vai atrás do cliente. Isso pode ser feito, principalmente, por meio de telefone, abordagem com mensagens no privado nas redes sociais, entre outras opções.

E, quando se trata de prospecção ativa é preciso ter muito cuidado ao abordar o cliente, pesquisar muito antes e ter uma persona bem estabelecida. Para isso, é necessário ter uma equipe muito bem informada e treinada.

Ela precisa entender sobre diversos assuntos como comportamento do consumidor, precisa saber ouvir muito bem, se colocar no lugar do cliente, saber o momento certo de oferecer o produto/serviço e assim por diante.

Uma ótima maneira de prospectar ativamente e da melhor forma possível é contratando uma empresa especialista no assunto. A Prospecta Nerus tem uma equipe pronta para fazer prospecção ativa e bem treinada. Ou, caso você já tenha sua própria equipe de vendas, podemos te ajudar a treiná-la para fazer essa abordagem direta ao cliente.

Gostou de saber mais sobre metas e prospecção? entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba como podemos ajudar você e o seu negócio a vender mais!

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