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A venda consultiva se tornou uma verdadeira aliada para aumentar as vendas em B2B e em B2C. Assim, muito provavelmente as empresas que não aderiram ainda, vão perder competitividade no mercado. 

Antes de mais nada, sabemos que as pessoas estão cada vez mais informadas, principalmente quando se trata de adquirir um produto ou serviço. Portanto a equipe de vendas precisa estar sempre preparada para atender seus clientes da melhor maneira possível.

Se você quer saber mais sobre venda consultiva confira neste post como ela pode ajudar sua empresa a melhorar seus resultados. 

Mas afinal, o que é venda consultiva?

A venda consultiva nada mais é que uma técnica de venda onde o foco são as necessidades dos clientes. Muito diferente da venda tradicional, onde o vendedor só quer empurrar a sua solução ao cliente a qualquer custo, na venda consultiva isso não aconteça. 

Aqui o objetivo é conhecer bem o cliente e conhecer de fato suas dores e necessidades para que o vendedor possa ajudá-lo apresentando a solução mais adequada de acordo com as expectativas do cliente. 

Saber fazer um diagnóstico com as informações do lead, entendo que fase da jornada de compra ele se encontra, é fundamental nesse tipo de venda.

Na venda consultiva, o vendedor que na verdade se torna um consultor, constrói uma relação de confiança, de forma que o cliente se sinta seguro em fechar o negócio.

Por que devo optar por fazer venda consultiva?

Hoje em dia as vendas consultivas são mais assertivas porque as pessoas estão em busca de solução. Então, nesse caso elas acabam gerando resultado porque a venda ocorre naturalmente durante o processo de compra.

Como realizar uma venda consultiva de forma eficiente?

Para realizar uma venda consultiva de forma eficiente é preciso deixar de lado todos os hábitos relacionados à venda tradicional. 

Primeiramente você precisa adquirir o perfil de consultor e conselheiro do seu cliente. Aqui o foco em apenas vender um produto ou serviço deve ser deixado de lado.

Tenha dedicação encontrar as melhores soluções para as dores dele. Ao passo que seu atendimento estiver alinhado com as expectativas do cliente, a venda ocorrerá.

Como se preparar para uma venda consultiva?

De tal forma, que você precisa se preparar quando for realizar um contato ou uma visita, é necessário seguir alguns passos. 

Ao realizar a prospecção, é importante que seus leads sejam definidos e estudados para que você os conheça muito bem. 

Já no momento de qualificação, verificar se o lead tem potencial de compra que seja adequado aos benefícios que as suas soluções podem proporcionar é fundamental para o sucesso da negociação.

 Ao apresentar o seu produto ou serviço ao cliente e escutá-lo de forma genuína, argumentando e tirando todas as dúvidas dele, deixando ele seguro com a sua solução, consequentemente a venda acontecerá.

Saiba como aumentar seus resultados com a venda consultiva 

Ao ser um consultor como forma de  atender melhor o seu cliente, consequentemente  aumentará o ticket médio, fazendo que com o cliente comece a enxergar mais valor agregado ao adquirir um produto ou serviço da sua empresa.

Uma vez que a venda consultiva é adotada, é possível construir um relacionamento mais longo com os clientes, além de gerar credibilidade no mercado.

No entanto, para que isso aconteça o vendedor/consultor precisa atender o cliente de forma personalizada, com foco nas necessidades e na fidelização do cliente.

Para resumir, para obter resultados com a venda consultiva é necessário que o vendedor tenha mais contato com o cliente, a fim de educá-lo sobre a sua empresa e suas soluções. Além disso, é preciso que o consultor faça mais perguntas para entender melhor o momento em que o cliente se encontra. Recomendação de soluções específicas baseada com detalhes e informações são essenciais para o cliente se sentir seguro e confortável para finalizar a compra e voltar a comprar com você.

Gostou de saber porque fazer venda consultiva? Não perca tempo e coloque já em prática na sua empresa. Se você tiver interesse em ler mais sobre o assunto veja também: Sucesso nas vendas consultivas: Saiba como em 5 passos

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