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Qual é a melhor opção? Prospecção ativa ou passiva? As duas estratégias são excelentes e a escolha do uso de cada uma delas vai depender da situação e do contexto. Os dois tipos têm pontos positivos e podem aumentar as vendas.

Entenda um pouco mais sobre a prospecção ativa e a passiva e, assim, será muito mais fácil escolher a melhor opção para cada cliente. Acompanhe.

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O que é prospecção ativa e quando aplicar?

Quando se fala em prospecção ativa, o próprio termo “ativa” já consegue nos dar uma ideia do que estamos falando.

Significa que é a empresa quem vai atrás dos clientes e isso pode acontecer por diversos meios:

  • e-mail marketing;
  • visitas presenciais;
  • telefone, entre outros.

Usar essa estratégia é mais indicado em situações em que estamos falando de uma venda complexa. Por exemplo, o seu cliente é bastante específico e encontrar aquele que tem mais chances de conversão pode ser mais complicado.

E em quais situações devemos usar a prospecção passiva?

Ao contrário da ativa, a prospecção passiva ocorre justamente quando o seu cliente vai até você. Isso costuma ser um ótimo sinal de que o investimento em marketing está dando certo.

Por exemplo, por meio de conteúdos de blog com uma boa estratégia de SEO, seu possível cliente pode te encontrar em um resultado de pesquisa do Google e entrar em contato com sua empresa.

Outro ótimo exemplo de prospecção passiva é quando você oferece um conteúdo rico, por exemplo, um e-book, e o lead deixa seus dados — e-mail, nome, profissão e outros — para baixar o material.

Funciona melhor para casos em que há menor urgência em converter clientes, já que essa é uma estratégia que começa a trazer retorno no longo prazo. Porém, nada impede que seja realizada ao mesmo tempo que a prospecção passiva.

Qual escolher: prospecção ativa ou passiva?

Agora que você já sabe para quais situações cada uma é mais indicada, fica mais fácil entender qual escolher.

Não existe uma opção melhor, portanto, não há o que se falar em prospecção ativa ou passiva. Existe sim, um tipo de prospecção que pode se encaixar como uma luva a depender do cliente, do momento da empresa e assim por diante. 

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