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A jornada do cliente é todo o contato que o consumidor tem com a empresa, desde o momento em que a encontra no ambiente digital, por exemplo, até depois da venda. Com uma jornada bem estruturada, a empresa é capaz de gerar mais valor para o cliente.

Agora que você já sabe do que se trata e entendeu sobre sua importância, confira abaixo como criar de forma assertiva a jornada do cliente da sua empresa!

Como mapear a jornada do cliente?

Para entender como colocar isso em prática, você precisa entender que a jornada do cliente possui etapas e o mapeamento deve levar em consideração cada uma delas. Vejamos abaixo como fazer isso.

Aprendizado e descoberta

Essa é a primeira etapa e aqui o seu cliente passou a ter uma necessidade e vai buscar informações sobre como resolvê-la. Para isso, ele pode encontrar:

Lembrando que este ainda não é o momento de falar sobre a sua empresa. Aqui é a hora de ajudar e educar o usuário.

Consideração da decisão

A persona ainda não está pronta para comprar, por isso, ainda não é hora de falar sobre o seu produto ou empresa. Ela sabe que tem um problema que precisa ser resolvido e está considerando as opções para isso.

Um tipo de conteúdo que pode ajudar muito aqui é fazer vídeos e outros materiais que trazem comparações, como uma tabela, por exemplo.

Decisão de compra

Aqui, a persona está pronta para comprar e esse é o momento de convencê-la de que o seu produto é a melhor escolha. Para isso, pode mostrar a ela, por meio das mídias digitais como e-mail marketing, cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos. Isso é prova social e gera identificação.

Fidelização

A persona comprou o seu produto e se tornou um cliente. Agora é hora de manter contato, perguntando se está gostando do produto, o que achou do atendimento e dar todo suporte possível. Clientes fiéis se tornam incríveis promotores da sua marca.

Criar uma jornada do cliente não é complicado, mas é preciso que toda a equipe tenha em mente que o principal objetivo é ajudar o consumidor a resolver um problema e não a venda em si. Ela acaba sendo uma consequência desse processo. Confira também o nosso conteúdo com 3 dicas de prospecção assertiva de clientes!