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Os profissionais que atuam na área de vendas sabem que fazer uma prospecção assertiva de clientes é fundamental para conquistar bons resultados. No entanto, prospectar também têm suas dificuldades que tornam a implantação de estratégias para prospectar clientes mais desafiadora.

Há muitas alternativas que podem ajudar para que suas ações atinjam seu objetivo, porém, é preciso conhecer diferentes opções para que você possa avaliar qual se adapta melhor ao seu negócio.

A falta de processos bem estruturados de prospecção pode acarretar na falta de clareza e em priorizar leads qualificados, entrega de leads sem perfil de compra ideal para o time de vendas e baixa produtividade em vendas. Todas estas questões impactam na saúde financeira e consequentemente no crescimento da empresa. 

Para te ajudar, selecionamos 3 dicas infalíveis para que você possa encontrar a solução ideal que sua empresa busca em termos de assertividade na prospecção de clientes. Confira!

Saiba quem é seu público

Quando se trata de prospecção assertiva de clientes, é importante entender qual o perfil de cliente ideal que seja compatível com seu negócio e conhecer as dores, necessidades, expectativas, interesses e hábitos.

Ao ter isso em mente, será preciso fazer uma pesquisa tendo como base uma amostra desse público selecionado de acordo com as características levantadas. Você pode começar por um público bastante interessante para o negócio, que são os próprios clientes da empresa.

Fazendo esse levantamento, você terá acesso a informações valiosas e que irão permitir que, determine quais os canais de aquisição são mais importantes no que diz respeito a alcançar determinado perfil de público. A partir disso, é possível receber informações relativas à linguagem e usar na abordagem e o momento ideal para realizar o primeiro passo. 

Atualmente, uma estratégia que está sendo muito utilizada é fazer uso da internet e das redes sociais para ajudar na prospecção de clientes, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de conteúdos ricos sobre o assunto do seu negócio.

Por isso, é tão importante conhecer seu público, e estudar quais os melhores meios online fazem sentido para o tipo de audiência que se pretende alcançar.

Tenha uma base de leads segmentada e organizada

O processo de prospecção assertiva de clientes precisa que todas as engrenagens funcionem de forma correta e alinhada. Para isso, é essencial que você tenha uma boa base de clientes atualizada, que forneça dados que contribuam para identificar o perfil do seu público.

Organize sua lista de clientes de forma que você possa catalogá-los de acordo com a fidelização deles com seu negócio. Dessa maneira, você consegue estabelecer alguns clientes estratégicos que podem ajudar na prospecção, ao indicar clientes em potencial, por exemplo.

Outro fator importante é elaborar uma estratégia que insira seus leads na sua base  de maneira que você possa acompanhar se eles se tornaram clientes ou não.

Prospecção assertiva precisa de pesquisa 

Uma prática que pode ser aplicada no gerenciamento de leads, tanto pela área de vendas quanto pela de marketing é o enriquecimento de dados, ou seja, inserir mais informações relevantes ao histórico de um lead.

Uma das grandes vantagens está em agregar assertividade e rapidez para o time de pré-venda ou vendas. Além disso, torna possível novas segmentações para o compartilhamento de conteúdos customizados que podem ajudar na conversão.

Há várias formas de melhorar as informações de um lead, uma delas é captá-las de fontes diversas e mesclá-las. Para isto, pode utilizar formulários de contato em landing pages, rastreamento de acesso e navegação pelo site, fluxos de automação de marketing, entre outros.

Na verdade, o enriquecimento de leads é importante não só para as fases de prospecção e negociação, como também para o processo onde se fideliza os clientes. 

No entanto, além de realizar ações internas para acompanhar seu público alvo, é fundamental ficar de olho na concorrência. Dessa maneira, você pode analisar as estratégias dos seus concorrentes e adequar para o seu negócio.

Para acompanhar a evolução e aplicação das estratégias para uma prospecção assertiva, determine objetivos e métricas que contribuam com a mensuração dos resultados.

Considerações Finais

As dicas acima são apenas algumas sugestões que podem contribuir para alavancar suas estratégias para uma prospecção assertiva de clientes. Mas, saiba que trocar informações com a área comercial e analisar cases que sejam coerentes com a estratégia de seu negócio podem gerar muitos insights interessantes.

Ao promover o alinhamento das ações e o planejamento das estratégias, o resultado que se pode conquistar é a padronização do processo comercial. Assim, a equipe de pré-vendas e vendas consegue focar apenas nos prospects que sejam qualificados e que tenham o perfil de cliente ideal para o seu negócio.  

Assim, é possível evitar retrabalho, reduzir tempo e recursos e terá mais engajamento do time, que poderá realizar abordagens com mais chances de conversão. 

Ao oferecer seu produto ou serviço para clientes que estejam realmente interessados, aumentam as chances de satisfação na aquisição e por consequência, a fidelização é mais certa de acontecer.

Para realizar ações de prospecção assertiva de clientes, você pode contar com a ajuda da tecnologia e de empresa especializada, que pode enriquecer sua base de dados para identificar os potenciais clientes, além de entregar leads qualificados.

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