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Aplicar certas estratégias de vendas é uma excelente alternativa para conseguir contornar as objeções que possam surgir durante as negociações e agilizar o fechamento da venda.

O time de vendas precisa ter em mente que é necessário gerar valor para o lead em questão, isto é, é preciso realizar um atendimento consultivo e mostrar que a solução oferecida é exatamente o que ele precisa.

Selecionamos 5 estratégias de vendas para seu time alcançar a meta! Detalharemos sobre cada uma delas e como podem ser adotadas na rotina de vendas. Vamos lá?

Primeiramente, temos que deixar claro que, independente de qual tática de vendas será aplicada, o foco no cliente deve ser sempre objetivo principal.

Afinal, por mais que toda empresa deseja bater suas metas, elas precisam acontecer de forma correta e coerente. Por isso, as necessidades e dores do cliente sempre devem ser prioridade.

Veja as estratégias de vendas para seu time alcançar a meta:

1 – Gerar valor

Um dos erros mais comuns cometidos pelos vendedores é o de não vender o resultado, ou seja, os benefícios que o produto ou serviço oferecem para seus clientes.

O segredo é saber gerar valor à solução e ser consultivo. As abordagens devem falar que o que está sendo oferecido vai atender as expectativas dentro do contexto dele e não apenas falar sobre as funcionalidades e benefícios.

Solucionar um problema do cliente deve ser a meta de qualquer processo de vendas das empresas. Ao ter essa premissa de forma clara, fica mais fácil elaborar um pitch de impacto e convincente.

2 – Criar relacionamento com os clientes

Vamos falar agora de umas das estratégias mais poderosas quando o assunto é fechar vendas e bater metas. 

Para que qualquer relação comercial dê certo é preciso saber criar relacionamentos e fidelização dos clientes. O vendedor aumentará suas chances ao ter uma relação de confiança e duradoura.

Os clientes que você criou um bom relacionamento estarão muito mais dispostos a ouvir sua proposta. 

Entretanto, esse relacionamento deve começar a ser criado bem no começo do processo de vendas. Normalmente, em empresas que possuem mais etapas no processo, essa relação começa a ser construída pelo time de pré-vendas.

Há modelos de negócio onde não há o profissional de SDR e para estes casos, o vendedor é quem faz  a abordagem de vendas.

Outra dica valiosa é ter um bom setor de Customer Success, afinal o sucesso do cliente é fundamental para que as empresas também tenham bons resultados.

3 – Conduzir a venda

Uma qualidade essencial para ser um bom vendedor e conseguir alcançar suas metas é ser pró-ativo. Quando  há alguma negociação acontecendo, ter iniciativa e saber conduzir a venda é uma boa prática para o time comercial.

Saber controlar a situação e lidar com as objeções de forma rápida e assertiva, porém sem ser invasivo é muito importante. 

Não importa qual seja a dificuldade que surja ao longo da jornada, mostre-se sempre à disposição para ser consultado sobre possíveis dúvidas complementares que ajudarão tanto a entender melhor a solução, como aceitar a proposta.

4 – Realizar follow up

Essa etapa é essencial dentro de um processo de vendas, mas muitos vendedores acabam se esquecendo de realizar e podem perder uma boa oportunidade de negócio. Fazer o follow up mantém o vendedor conectado ao cliente e evita que ele se esqueça de te dar retorno sobre sua proposta.

Nesse momento pode ser que haja uma contraproposta, porém só é possível saber se houver iniciativa e acompanhamento da negociação. 

Por isso, para que essa etapa seja realizada com sucesso, faça uma boa gestão de pipeline e inclua uma etapa somente para a realização de follow up. Mas, é importante lembrar que isso só deve ser feito depois de passar o tempo que o cliente solicitou para analisar o que foi proposto. 

5 – Usar o gatilho de urgência

O senso de urgência é um dos mais eficientes gatilhos mentais que existem dentro das táticas de vendas. 

Todos nós damos mais valor a algo que está prestes a acabar e com os clientes não é diferente. Por isso, essa é uma excelente maneira de acelerar a tomada de decisão por parte dos prospects. 

Esse gatilho funciona muito bem quando é colocado em uma condição especial. Por exemplo: forma de pagamento facilitado para proposta fechada até uma data determinada.  

Outro gatilho que pode ajudar nesse momento também é o de escassez. Você pode utilizá-lo dizendo que aquele desconto é para apenas determinados clientes. 

O objetivo nesse caso é deixar claro que é realmente imperdível aceitar a sua proposta naquele momento. Sabemos que você quer deixar o cliente satisfeito e bater sua meta, mas lembre-se de não pressioná-lo.

Se essa estratégia for realizada de maneira assertiva, você terá uma ótima maneira de acelerar o alcance de suas metas, além de conseguir escalar suas vendas. 

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