HomeMercado B2B: dicas para vender neste segmentoBlogMercado B2B: dicas para vender neste segmento

Mercado B2B: dicas para vender neste segmento

O mercado B2B ou Business to Business é assim chamado porque é voltado para empresas que fazem negócios com outras empresas. Sendo assim, é preciso considerar alguns fatores diferentes se comparado a empresas que vendem para o consumidor final.

Por exemplo, é preciso analisar quem é o responsável pelas decisões de compra. Uma única pessoa como o presidente ou gerente geral ou há uma pessoa para cada setor?

Bom, justamente por essas peculiaridades é que vamos mostrar agora algumas ótimas dicas para você vender mais dentro do mercado B2B. Confira!

3 ideias para vender mais no mercado B2B

1. Leve em consideração as etapas de venda

Assim como acontece com quem vende para o consumidor final, também é necessário entender e seguir as etapas de venda para o público B2B.

Sendo assim, primeiro você deve estabelecer a sua persona, ou seja, qual o cliente ideal que você deseja atingir, quem seria a pessoa (no caso, empresa) que teria maior interesse no seu produto ou serviço.

A seguir, você pode pensar nas seguintes etapas:

2. Entenda como funciona o funil de vendas

O funil de vendas para o mercado B2B não é muito diferente do que é para o mercado B2C. O que você vai precisar fazer é adaptá-lo às suas particularidades. Sendo assim, você deve seguir o seguinte percurso até a venda:

  1. primeiro contato com a empresa (pode ser por meio das mídias digitais ou diretamente, por exemplo);
  2. qualificar os leads, ou seja, pessoas que têm grandes chances de se tornar clientes;
  3. segmentar e qualificar os leads para a venda.

3. Treine o seu time

Ter um time bem preparado para atender a esse mercado mais exigente e complexo é fundamental não só para gerar vendas em si, mas também para virar referência.

Por exemplo, digamos que você venda para empresas de tecnologia. Nesse caso, é essencial que o time tenha não só uma noção básica dos principais conceitos desse nicho, mas que entenda com profundidade como o produto ou serviço oferecido pode ajudar o lead no dia a dia e melhorar os lucros da empresa.

O mercado B2B não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso muita pesquisa e um entendimento profundo do seu nicho de atuação e como o que você oferece pode ajudar essas empresas (futuros clientes). Precisando de ajuda para vender mais? Entre em contato com a gente e descubra como podemos te auxiliar para alcançar esse objetivo!

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP