HomeVocê conhece um modelo escalável de vendas?BlogVocê conhece um modelo escalável de vendas?

Você conhece um modelo escalável de vendas?

Um modelo escalável de vendas é aquele capaz de resistir aos desafios do negócio e às pressões de crescimento da empresa sem impactar negativamente os recursos e estrutura de maneira significativa.

Podemos dizer que, a escalabilidade de um negócio permite que a companhia cresça de forma consideravelmente rápida sem que possa aumentar os custos e afetar os processos. 

Para que seja possível essa escalabilidade, é fundamental ter um bom processo de vendas, ou seja, este deve ter etapas muito bem planejadas e definidas, que seja claro e muito bem entendido pelo time de vendas. No entanto, é importante se atentar para que o funil de vendas tenha muitos estágios, tornando o ciclo de vendas muito complexo.

Quais são os principais benefícios do modelo escalável?

Esse tipo de negócio, além de ser escalável, já é um benefício bastante significativo, possui outras vantagens competitivas além da sua alta probabilidade de crescimento.

Companhias que investem um modelo escalável e previsível de vendas possuem vantagens a curto, médio e longo prazo. Conheça alguns desses benefícios:

Valorização da marca

Enquanto muitas empresas que não possuem um modelo escalável de vendas tendem a enfrentar mais desafios e cenários ruins, as que adotam a previsibilidade de vendas são menos impactadas pelas variações do negócio, o que torna a empresa ainda mais valorizada perante ao mercado. 

Expansão do negócio

Um dos grandes objetivos das empresas é poder expandir o negócio e projetar um modelo escalável, possibilitando a chance de aumentar o número de vendas e de clientes, sendo muito mais vantajoso para a companhia.

Isso acontece pois, um modelo de negócio como esse permite que a expansão da empresa não dependa de mais investimentos ou profissionais, o que torna mais fácil o caminho rumo à expansão. 

O modelo escalável de vendas possui essa característica que se baseia nos clientes que compram com recorrência que acreditam e confiam na marca.

Crescimento contínuo

Se a finalidade é o aumento do negócio, é fundamental sempre otimizar os processos comerciais, afinal um dos propósitos do modelo escalável de vendas é proporcionar o crescimento contínuo da empresa.

Dicas para criar um modelo escalável de vendas

Defina um objetivo claro

Uma das características dos negócios escaláveis é que eles vão melhorando e se modificando ao longo do tempo. Porém, uma dica importante é sempre traçar um objetivo específico, onde o ideal é que ele seja proporcionalmente próximo ao investimento que será realizado.

A definição de objetivos e metas deve ser planejada com bastante cautela e sempre de forma realista e alcançável. Antes de definir qualquer objetivo, faça uma análise e veja se há recursos suficientes para começar, se há mercado para seu nicho e se há potencial humano e tecnológico para desenvolver para colocar em prática.

Faça testes

Antes de colocar sua estratégia em prática, faça testes e valide seu plano de ação

Se for possível, elabore uma versão mais simples da sua proposta de negócio e faça muitos estudos e testes antes de colocá-la no mercado. Dessa maneira, é possível fazer as correções necessárias e evitar perda de tempo e de dinheiro. 

Automatize os processos

Para que um modelo escalável de vendas seja implantado de forma assertiva, ele deve funcionar de forma sistematizada. Portanto, é importante que haja investimento em sistemas e softwares que permitam a otimização e agilidade dos processos. 

Faça melhorias contínuas

Muito alinhado com a vantagem do crescimento contínuo, o negócio só cresce de forma positiva quando há a preocupação de melhorar e inovar o modelo de negócio. Porém, fique atento às mudanças muito bruscas pois elas podem interferir na essência do modelo escalável. Isto é, a inovação não deve custar valores superiores  ao lucro estimado. 

Conclusão

Lembre-se que seu modelo de negócio deve seguir as particularidades da empresa, mas que deve sempre acompanhar as inovações e boas práticas do mercado. Assim, a escalabilidade das vendas poderá ampliar o volume realizado mensalmente, melhorando todo o processo.

Sendo assim, o resultado na diminuição dos custos de aquisição do cliente (CAC), será mais efetivo nas negociações comerciais, bem como o aumento de lucro para a empresa.

Gostou de saber mais sobre modelo escalável de vendas? Esperamos que as nossas dicas possam ajudar a tornar o seu negócio escalável. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática? Não perca tempo e aumente as chances de novas oportunidade e conquiste excelentes resultados.

Se você precisa de uma consultoria especializada em vendas, nós da Nerus Sales também podemos te ajudar a montar o seu time de prospecção e vendas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1755
Pinheiros – São Paulo/SP